sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Castello Lopes Encerra 49 Salas de Cinema


Em Portugal parece ser cada vez mais complicado ver cinema em salas de cinema, e para "ajudar à festa", a Castello Lopes encerrou 49 das suas 106 salas, espalhadas um pouco por todo o país (nos centros comerciais do grupo Sonae Sierra em Viana do Castelo, São João da Madeira, Covilhã, Leiria, Loures, Seixal, Guia e Ponta Delgada).

Na origem da decisão estarão a quebra de espectadores e receita, e - talvez mais importante - não terem chegado a acordo com a Sonae Sierra quanto à exploração das salas nesses shoppings. Se são notícias preicupantes, quero acreditar que outra empresa se chegará à frente para continuar a oferecer cinema ao público português nestes locais.

Como algumas pessoas sugeriram na nossa mailing list, é incrível como os cinemas, mesmo face a tantas salas vazias e decréscimo de audiência, optem por aumentar cada vez mais os preços, num autêntico ciclo vicioso que faz com que menos pessoas vão aos cinemas. Seria assim tão difícil oferecer produtos mais dinâmicos? Como packs familiares, assinaturas mensais para os espectadores frequentes, preços mais atractivos em horários menos concorridos, etc. etc?

Sei que no meu caso opto quase sempre pelas salas ZON Lusomundo, pela simples razão de ter desconto de "2 bilhetes pelo preço de 1" do cartão ZON. E mesmo assim escolho horários onde muitas vezes a sala está completamente vazia (e que muita pena me dá).

Mas... são as próprias empresas que estão a "cavar o buraco" onde depois se queixam de estar metidas. Preços exorbitantes, taxas 3D, pipocas e bebidas a preço de ouro... continuem assim... que o público também continuará a optar por ir menos vezes ao cinema... ou deixar de ir completamente e optando por ver os filmes em casa.


Actualização: uma outra perspectiva que não deixa de "bater certo" e que me parece bem mais lógica que as desculpas que foram apresentadas.


A propósito do encerramento dos cinemas Castello Lopes:
1-A Castello Lopes não explora cinemas, apenas cede a marca à Socorama
2-A Socorama não encerrou cinema nenhum; foi despejada dos centros comerciais da Sonae, por dívidas
3-A Sonae está a estudar o que fazer com as salas agora vazias
4-A Sonae está em negociações com a Zon, para uma fusão entre esta e a Optimus
5-Está bom de ver o que vai acontecer às salas, não está?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails