sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Argo

Filme sensação que já conta com sete nomeações para os óscares, Argo é o mais recente filme que é realizado e protagonizado por Ben Affleck (quem o viu e quem o vê). A história torna-se mais marcante por ser baseada num incidente verídico durante a críse dos reféns no Irão em 1979/1980, onde seis funcionários da Embaixa Americana em Teerão fugiram e se refugiaram em casa do Embaixador Canadiano. O missão que foi posta em prática para os salvar foi algo que nos relembra que a realidade é mais estranha que a ficção, e depois de décadas mantida sob segredo foi desclassificada, dando origem a este filme.

Como é que se tiram seis americanos de um país em revolução com forte sentimento anti-americano e onde a vida de estrangeiros e nacionais estava no fio da navalha? Era essa missão de Tony Mendez, um especialista em "extracções" que teve uma ideia louca: fazer de conta que faziam parte de uma equipa de filmagem em busca de locais para filmarem o seu filme. Para tal foi necessário engendrar todos os pequenos detalhes para que esta manobra passasse por verdadeira...

É uma história verdadeiramente incrível, e que por isso mesmo estará a conquistar tanto interesse (afinal, se já Spielberg nos tinha trazido um relato igualmente marcante da nossa história recente em "Munich", o público americano ainda mais se irá solidarizar com esta história dos EUA vs os "terroristas"). Mas admito que a forma como o filme está estruturado resulta muito bem, mesmo se em partes não conseguem evitar uma dramatização excessiva (na parte final da fuga) que me deixou na dúvida até que ponto será aquela parte baseada em factos verídicos. Seja como for, para os verdadeiros intervenientes que passaram por tal episódio, não duvido que mesmo que tudo tivesse corrido calmamente, o dramatismo nas suas cabeças seria bem real.

Bem Affleck está de parabéns, e sobe mais uns pontos na escada das estrelas de Hollywood tanto em frente das câmaras como na cadeira de realizador. Argo é um filme imperdível por todos os que se interessam pelo passado recente e por estes episódios que, para o bem e para o mal, ajudaram a moldar a situação do médio oriente que actualmente se vive.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails