quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Red Dawn

Dan Bradely estreia-se na cadeira de realizador (depois da sua longa experiência como duplo e coordenador de duplos) neste remake de um dos clássicos que marcou uma geração que acompanhou as "boas" velhas batalhas mediáticas entre os Soviéticos e os Americanos, mas que agora surge com os inimigos actualizados (os norte-coreanos): Red Dawn.

Não escondo que o filme original é um daqueles filmes que recordo com carinho especial, talvez por ter sido visto numa altura em que ainda pairava no ar a eventualidade de um holocausto nuclear, com filmes como The Day After e demonstrarem o pesadelo que isso seria; mesmo se melhor poderiam ser descritos como "propaganda"... mas... não entremos por aí.

Neste remake, trocam-se os inimigos soviéticos pelos mais assustadores norte-americanos, mete-se um "Thor" aos comandos (Chris Hemsworth) a par de uma cambada de miúdos reconhecíveis (recordo que no Red Dawn de 1984, contavamos com a participação de uns jovens Patrick Swayze e Charlie Sheen, entre muitas outras caras conhecidas) mas... penso que o resultado final não consiga o estatudo de "clássico" do original.

Para quem não conhece a história, numa pequena cidade no interior dos EUA, a população acorda para uma invasão de uma força inimiga (os norte-coreanos), e um bando de jovens consegue escapar e tem que decidir o que fazer: fugir, render-se, ou... combater.

Talvez a culpa seja minha... e já não veja o filme com os olhos "inocentes" com que os via em 1984. Mas o que é certo é que esta nova geração de actores não conseguiu recriar o ambiente de desespero que seria ver a sua povoação invadida por um exército inimigo e passarem a ser eles os "guerrilheiros" que os teriam que combater.

Sim, os efeitos são melhores, as cenas de acção também - e até admito que, para quem não tiver visto o original, este passe a ser a referência. Mas para mim, continuo a preferir o original de John Milius (que nos trouxe Conan the Barbarian e Flight of the Intruder, e que também foi um dos escritores do mítico Apocalypse Now). Curiosamente a história de Red Dawn surgiu pela mão de Kevin Reynolds (que uma década mais tarde veio a realizar o problemático, mas inesquecível, Waterworld. :)

Neste remake, tudo se passa com demasiada facilidade. Num ápice passamos de um bando de miúdos assustados para um bando de guerrilheiros bem treinados e capaz de enfrentar soldados "profissionais". E se "meia dúzia" de miúdos fazia isto nesta pequena cidade, os EUA nem precisariam de tropas a sério para repelir os invasores. (Para além do improvável que seria fazer aterrar de um dia para o outro nos EUA um número de soldados suficientes para controlar uma população de centenas de milhões de pessoas... mas pronto, esse "detalhe" também se teria que criticar no original.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails