sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Indie Game: The Movie

Bem apropriado para o Codebits que está a decorrer, pudemos assistir em (quase) estreia absoluta em Portugal à exibição do documentário Indie Game: The Movie.

Um documentário que nos leva aos bastidores de alguns dos jogos "indie" mais bem sucedidos dos últimos tempos (mas acompanhando o seu percurso antes de se saber se seriam - ou não - bem sucedidos).

Acompanhamos o desenvolvimento de Super Meat Boy, FEZ,e Braid; ficando a conhecer os seus developers. Programadores indpendentes, que ao contrário dos grandes estúdios de jogos que hoje dominam o panorama dos videojogos, continuam a trabalhar principalmente por paixão.

Enquanto documentário, é interessante mostar um pouco da "loucura" a que estas pessoas se dedicam, em concretizar os seus sonhos (alguns deles, sonhos de infância)... mas, há também uma vertente talvez um pouco exagerada em sobre-dramatizar as (autênticas) psicoses que alguns destes developers têm. Sim, são pessoas, sim é interessante ficar a conhecer... mas não ao ponto de isto por vezes quase parecer um reality show.

Ainda assim, e mesmo com alguns desses exageros, o resultado final é muito interessante e recomendado para todos os que gostam de videojogos, e alguma vez - mesmo que meio a brincar - tenham pensado: "o que eu gostava mesmo de fazer, eram videojogos!" (Mas, depois de verem este Indie Game movie... talvez mudem de ideias! :)

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails