segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Fantasporto 2012 - Dia 1

Hoje, segunda-feira, 20 de Fevereiro, podem ver:


Grande Auditório do Teatro Rivoli

21.15h – Bride of the Monster – Ed Wood – EUA – 69 min RETRO ED WOOD v.o. leg. port.

“Tão mau que é bom” é a frase que define o trabalho de Ed Wood. Considerado o “o pior cineasta de todos os tempos” Edward Davis Wood Jr. vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho. O mítico “Bela Lugosi” é o protagonista deste “Bride of the Monster” – o doutor Varnoff rapta dez homens para uma experiência: quer tornar homens simples em super homens, usando energia atómica. A jornalista Lawton vai investigar.





22.30h – Night of the Ghouls – Ed Wood – EUA – 69 min RETRO ED WOOD v.o. leg. port.

Norte-americano de nascimento, foi produtor, realizador e argumentista de filmes de terror, "love story´s" e ficção científica que se destacavam pela criatividade face aos limitados recursos que possuía para o fazer, tanto a nível técnico como de orçamento. Foi rapidamente que Ed Wood se tornou num cineasta de culto. Ed Wood reune os suspeitos do costume para mais um filme que tem tanto de divertido como de assustador.






23.45h – Plan 9 From Outer Space – Ed Wood – EUA – 79 min – RETRO ED WOOD v.o. leg. port.

Juntamente com “Glenn or Glenda”, “Plan 9 from Outer Space” é indicado como um dos “piores filmes da história do cinema”. Conta a história de uma invasão alienígena. Os extraterrestres tentam conquistar a terra ressuscitando os mortos. Mas o que faz de “Plan 9” um filme tão divertido são as falhas de “raccord” contínuas, os diálogos bizarros e os artesanais efeitos especiais.






Pequeno Auditório do Teatro Rivoli

18.30h – FILMES TEATRO MARIONETAS DO PORTO

Um Estudo de Possibilidades – Carlos Ruiz – Port – 80 min
É um documentário que explora as múltiplas possibilidades do processo criativo no decorrer dos ensaios da peça de teatro “Bichos do Bosque” encenada por João Paulo Seara Cardoso em 2007 para o Teatro de Marionetas do Porto. Fragmentos de ensaios, leituras, discussões, conversas, o processo de construção das marionetas, sucedem-se de forma não linear. Uma homenagem sincera, embora tardia, do Fantasporto ao João Paulo.


21.00h – PROGRAMA SCI-FI 1 FANTASPORTO 2012 v.o. *

*maioria dos fimes com legendas em inglês
Blinky TM- Ruairi Robinson - Irlanda - 12’
Cortina de Humo - Daniela de Angel – Esp - 13’
Hellville - Laurent Durieux e outros – Fra - 3'51''
Memories from the Future - Huseyin Mert Ervedi – Turquia - 6’ 40’’
Paradisiaque - Igor Pejic – Fra - 3’30’’
Por qué desaparecieron los Dinosaurios? - Mar Delgado, Esaú Dharma - Esp - 3 ‘
Psychomorph - Brank O Farac – Croácia - 7’
The Diary of the Last Man - Jorge Caballero - Esp - 13’35’’
The Light of the World - Fernando J. Martinez – Esp - 16’15’’


22.30h – Hell - Tim Fehlbaum – Alem – 89 min CF/AE v.o. leg ingl.

Produção executiva de Roland Emmerich. Prémios Melhor Fotografia e Menção Especial da 44ª edição do Festival de Sitges e Melhor Realização do Festival de Cinema de Munique.
Ficção científica pura. Numa altura em que Hollywood nos inunda com efeitos especiais, “Hell” vai mais longe e junta uma produção gigantesca a um argumento exímio e cuidado.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails