sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Terra Nova [Finale]


Com altos e baixos, Terra Nova lá chegou ao final da temporada.

Nesta série onde uma família regressa ao passado pré-histórico de há 85 milhões de anos atrás, temos uma mistura de Jurassic Park com Avatar e até o Casa na Pradaria... mas com dinossauros (que muitas vezes até ficam esquecidos). Na longa lista dos seus produtores encontramos veteranos como Steven Spielberg (que dispensa apresentações), René Echevarria (Dark Angel, Medium, Star Trek Deep Space Nine) e Brannon Braga (várias séries Star Trek, 24, Flashforward, etc.)

Como disse, a série teve altos e baixos, e por várias vezes pecou por não explorar convenientemente o factor "mistério" que o passado distante proporcionava, mais parecendo uma reimaginação de Robinson Crusoe, em família.

No último episódio, depois de revelado o "segredo" que era a possibilidade de viajar no tempo nos dois sentidos, e que havia gigantescos interesses económicos em explorar os recursos (sim, estilo Avatar) daquele passado alternativo; somos confrontados com uma batalha em grande escala prestes a acontecer: o futuro vai enviar forças militares para controlar o passado... e os nossos heróis vão ter que o evitar.

SPOILERS AHEAD!


A solução passa por viajar até ao futuro, para destruir o portal que permite viajar para o passado, e tal é feito - isolando de forma definitiva (vamos ver) os que ficaram no passado.

No entanto, e finalmente (como me parecia mais que previsível), os escritores da séries recorrem ao seu trunfo: e descobrimos que nesse passado distante existem vestígios de presenças humanas anteriores, como os restos de um navio com centenas de anos.

Sendo a tal fractura temporal um acontecimento natural, seria apenas lógico que já pudesse ter ocorrido ao longo dos milénios, e apanhado vários elementos dessa época: que é como quem diz, atirar o misticismo do "Triangulo das Bermudas" para o barulho!

A primeira season termina com as forças invasoras a abandonarem o acampamento e a partirem em direcção a esse local distante onde foram descobertos esses restos, deixando os nossos heróis aparentemente em paz.
(Não sei porque motivo abandonariam tão prontamente o único local onde poderiam ter alguma segurança e subsistência garantida... mas... vamos esperar que isso seja depois explicado na proxima season.)

Venha de lá a próxima season... mas espero que melhore, que até agora não me parece que tenha estado à altura das expectativas.

2 comentários:

  1. Mas já há certezas de haver próxima season?

    ResponderEliminar
  2. @Adek

    Por agora a coisa está na fase "cautelosamente optimista". Pelo que sim, deverá haver S2. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails