terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cinema de A a Z: A

Nesta rubrica de A a Z, começamos pela primeira letra do alfabeto e... olhem que não é simples.

A letra "A" abre inúmeras possibilidades, desde filmes míticos da ficção científica como Alien, Armageddon, e Avatar; a nomes como Alfred Hitchcock; para não falar de inúmeros outros filmes marcantes como Apocalipse Now, American Beauty, Amadeus, etc.

Mas... resolvi destacar este clássico de 1997 que nos chega com um elenco de luxo e pelas mão de um senhor bem conhecido nestas andanças:


O célebre Amistad de Steven Spielberg; recheado de nomes bem conhecidos: Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou, Matthew McConaughey, Stellan Skarsgård, etc.; este filme retrata uma tema bem querido de Spielberg: as questões raciais, que já tinha abordado na década anterior com The Color Purple.

É um filme de justiça passado principalmente num tribunal, onde se vão recontar os eventos que levaram ao motim a bordo de um navio de transporte de escravos (considerando que o filme é "do século passado", não vou entrar em mais pormenores, pois haverá muita gente nova que não o terá visto, e poderá assim ficar com vontade de o ir espreitar.)

Porque afinal, não importa qual o século em que estivermos e quanta tecnologia tivermos à disposição - há episódios da história humana que convém não esquecer para que não se corra o risco de os voltamos a repetir. E a escravatura... é pura simplesmente uma dessas coisas que não pode ser admitida ou tolerada, seja qual for a justificação que tentem arranjar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails