Hoje, sexta-feira, 4 de Março, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h - Boudu Sauvé des Eaux – Jean Renoir – Fra – 85 min (Homenagem Jean Renoir)
A gloriosa década de 30 tem em Jean Renoir o seu expoente máximo. E da sua vasta e brilhante filmografia, "Boudu sauvé des eaux" é um dos mais marcantes exemplos da comédia de costumes, um filme intemporal e absolutamente imprescindível para qualquer estudioso de cinema. Crítica fina ao diletantismo pequeno-burguês, farsa impiedosa e subtil aos valores da moral convencional, este Boudu é uma obra-prima de uma actualidade inquestionável.

Um casal leva uma existência dourada até que Mónica, uma jovem modelo, entra na vida a dois. Com a realização de João Mário Grilo, “Duas Mulheres” conta com as interpretações de Beatriz Batarda, Virgílio Castelo, Débora Monteiro, Nicolau Breyner. Produzido por Paulo Trancoso.

Um fantástico thriller fetichista sobre sadismo dos mesmos argumentistas de “Running out of Time” de Johnnie To. Este é também o filme do regresso da mítica estrela de Hong Kong Carrie Ng, famosa pelas presenças em “Naked Killer” e “Zen”. Aqui faz o papel da “jade” Dragon Lady, uma sedutora assassina psico-sexual.

Fantástico thriller psicológico que revela o alcance do Diabo, mesmo no lugar mais sagrado do mundo. Um dos maiores actores de sempre, Anthony Hopkins (Oscar de Melhor Actor em “O Silêncio dos Inocentes”), é o protagonista de “The Rite”, num papel verdadeiramente assustador. A brasileira Alice Braga (“Ensaio sobre a Cegueira”), o holandês Rutger Hauer (“Blade Runner”) e a italiana Maria Grazia Cuccinota (“O Carteiro de Pablo Neruda”) completam o elenco de luxo deste filme!

Um casal de cientistas que trabalha num laboratório privado de biotecnologia sequioso de lucros, cria novos espécimes com propriedades genéticas ainda mal estudadas. Passa o futuro da humanidade por aqui? De Vincenzo Natali, multi-premiado no Fantasporto e realizador de “Cube” e “Nothing”.

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Filme choque da Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim 2010 em que teve honras de encerramento, promete escândalo e polémica também no Fantasporto. Nina Bader quer rodar um filme sobre o amor e sexo. Para tal, convida um casal de actores amigos para uns dias de ensaios. Uma reflexão cáustica e realista sobre o amor, o sexo e a pornografia.
Pequeno Auditório do Teatro Rivoli
15.15h - Sessão curtas-metragens portuguesas (Pan. Cin. Port.)
Por razões técnicas esta pode não ser a ordem de passagem dos filmes.
Verónica - António Gonçalves, Ricardo Oliveira – 18 min
Hope - Pedro Sena Nunes – 11 min
Purgatório - Miguel Rafael - 14 min
Hepicat - Nuno Portugal - 12 min
Universo de Mya - Miguel Clara Vasconcelos - 11 min
Bats in the Belfry - João Alves - 8 min
O Teu Sapato - João Seiça – 19 min
17.15h – Sessão curtas-metrangens portuguesas (Pan. Cin. Port.)
Por razões técnicas esta pode não ser a ordem de passagem dos filmes
Selecção ETIC/EPI
A Costura de Clemente – João Bordeira
A Meio da Tarde Numa Casa Escura Algures no Mundo – Patrícia Cardoso – 8 min
A Chamada- Renato Nunes- 12 min
Luzes de um Sonho – André Barreira – 11 min
O Jogo da Vida – Pedro Cardita – 14 min
Selecção Cineclube de Avanca
Desta Água - Luís Diogo - 11 min
A Escolha - José Silva – 7 min
Conto do Vento - Cláudio Jordão – 12 min
A Ria, A Água e o Homem - Manuel Matos Barbosa – 5 min
O Relógio de Tomar - Cláudio Sá – 8 min
Axis Life- Patrick Gomes- 3 min
Verde às Cinzas - Colectivo de Crianças – 5 min
19.15h – Sessão “ARTES PLÁSTICAS E CINEMA” 3
Depois da Arquitectura (2009), da Robótica e dos Efeitos Especiais (2010), o Programa Especial é dedicado às Artes Plásticas. Assim, o Fantasporto fez uma parceria com a Universidade do Porto-Faculdade de Belas Artes e a Universidade Católica que levou à produção de 17 Documentários sobre alguns dos nossos mais destacados artistas plásticos. As Artes e o Cinema num cruzamento único no mundo em festivais congéneres.
“Fernando Pinto Coelho”- Pedro Barbosa- 30’ - Port- Fantasporto/ UC
“Francisco Laranjo”- João Neves, Jorge Lourenço, Kostyantyn Stepanskyy- 30’ Port - Fantasporto/ FBAUP
“José Rodrigues”- Altina Gonçalves, José Guerra, Paulo Osório- 30’ Port- - Fantasporto/ FBAUP
“Júlio Resende”- 30’ – Port- Fantasporto/FBAUP

O realizador vencedor de um Oscar pelo filme “Traffic – Ninguém Sai Ileso”, realiza um retrato íntimo de Spalding Gray, o mestre dos monólogos, como ele próprio se descrevia. Spalding Rockwell Gray era um actor, argumentista, escritor e artista multi-facetado que nasceu a 5 de Junho de 1941. Ficou conhecido por escrever e interpretar a peça “Swimming to Cambodia”.

As palavras são insuficientes para retratar toda a extravagância e o delírio criativo de “Death Kappa”. Do conhecido Tomoo Haraguchi - responsável pela criação do inenarrável monstro Gamera e dos efeitos mecânicos da boneca de “Air Doll” e dos SFX de “Bullet Ballet” de Tsukamoto (ambos exibidos no Fantasporto) , “Death Kappa” é um espectáculo visual divertidissmo a que ninguém resiste.
Antecedido por…
A Parideira – José Miguel Moreira – Portugal – 20 min (Pan Cin Port) v.o. port.
Uma mulher desejosa da maternidade, um marido que já tentou de tudo para ser pai e um pastor misterioso que os vai conduzir a esse lugar sagrado que se chama a parideira. Diogo Morgado, Ana Moreira e José Pinto são os protagonistas desta lenda transmontana filmada no Parque Natural de Montesinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário