Hoje, sexta-feira, 4 de Março, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h - Boudu Sauvé des Eaux – Jean Renoir – Fra – 85 min (Homenagem Jean Renoir)
A gloriosa década de 30 tem em Jean Renoir o seu expoente máximo. E da sua vasta e brilhante filmografia, "Boudu sauvé des eaux" é um dos mais marcantes exemplos da comédia de costumes, um filme intemporal e absolutamente imprescindível para qualquer estudioso de cinema. Crítica fina ao diletantismo pequeno-burguês, farsa impiedosa e subtil aos valores da moral convencional, este Boudu é uma obra-prima de uma actualidade inquestionável.
17.00h – Duas Mulheres – João Mário Grilo – Port – 100 min (Homenagem a Paulo Trancoso) v.o port
Um casal leva uma existência dourada até que Mónica, uma jovem modelo, entra na vida a dois. Com a realização de João Mário Grilo, “Duas Mulheres” conta com as interpretações de Beatriz Batarda, Virgílio Castelo, Débora Monteiro, Nicolau Breyner. Produzido por Paulo Trancoso.
19.00h – Red Nights- Laurent Courtiaud e Julien Carbon- Fra/Hong Kong - 110 min (CF/OE) v.o. leg ingl.
Um fantástico thriller fetichista sobre sadismo dos mesmos argumentistas de “Running out of Time” de Johnnie To. Este é também o filme do regresso da mítica estrela de Hong Kong Carrie Ng, famosa pelas presenças em “Naked Killer” e “Zen”. Aqui faz o papel da “jade” Dragon Lady, uma sedutora assassina psico-sexual.
21.15h - The Rite – Mikael Hafstrom – EUA (SO Première)- 112’
Fantástico thriller psicológico que revela o alcance do Diabo, mesmo no lugar mais sagrado do mundo. Um dos maiores actores de sempre, Anthony Hopkins (Oscar de Melhor Actor em “O Silêncio dos Inocentes”), é o protagonista de “The Rite”, num papel verdadeiramente assustador. A brasileira Alice Braga (“Ensaio sobre a Cegueira”), o holandês Rutger Hauer (“Blade Runner”) e a italiana Maria Grazia Cuccinota (“O Carteiro de Pablo Neruda”) completam o elenco de luxo deste filme!
23.15h – Splice - Vincenzo Natali – Can/EUA - 97 min (SO Première)
Um casal de cientistas que trabalha num laboratório privado de biotecnologia sequioso de lucros, cria novos espécimes com propriedades genéticas ainda mal estudadas. Passa o futuro da humanidade por aqui? De Vincenzo Natali, multi-premiado no Fantasporto e realizador de “Cube” e “Nothing”.
01.15h - Bedways – Rolf Peter Kahl – Alemanha – 91 min (SO Première)
FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Filme choque da Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim 2010 em que teve honras de encerramento, promete escândalo e polémica também no Fantasporto. Nina Bader quer rodar um filme sobre o amor e sexo. Para tal, convida um casal de actores amigos para uns dias de ensaios. Uma reflexão cáustica e realista sobre o amor, o sexo e a pornografia.
Pequeno Auditório do Teatro Rivoli
15.15h - Sessão curtas-metragens portuguesas (Pan. Cin. Port.)
Por razões técnicas esta pode não ser a ordem de passagem dos filmes.
Verónica - António Gonçalves, Ricardo Oliveira – 18 min
Hope - Pedro Sena Nunes – 11 min
Purgatório - Miguel Rafael - 14 min
Hepicat - Nuno Portugal - 12 min
Universo de Mya - Miguel Clara Vasconcelos - 11 min
Bats in the Belfry - João Alves - 8 min
O Teu Sapato - João Seiça – 19 min
17.15h – Sessão curtas-metrangens portuguesas (Pan. Cin. Port.)
Por razões técnicas esta pode não ser a ordem de passagem dos filmes
Selecção ETIC/EPI
A Costura de Clemente – João Bordeira
A Meio da Tarde Numa Casa Escura Algures no Mundo – Patrícia Cardoso – 8 min
A Chamada- Renato Nunes- 12 min
Luzes de um Sonho – André Barreira – 11 min
O Jogo da Vida – Pedro Cardita – 14 min
Selecção Cineclube de Avanca
Desta Água - Luís Diogo - 11 min
A Escolha - José Silva – 7 min
Conto do Vento - Cláudio Jordão – 12 min
A Ria, A Água e o Homem - Manuel Matos Barbosa – 5 min
O Relógio de Tomar - Cláudio Sá – 8 min
Axis Life- Patrick Gomes- 3 min
Verde às Cinzas - Colectivo de Crianças – 5 min
19.15h – Sessão “ARTES PLÁSTICAS E CINEMA” 3
Depois da Arquitectura (2009), da Robótica e dos Efeitos Especiais (2010), o Programa Especial é dedicado às Artes Plásticas. Assim, o Fantasporto fez uma parceria com a Universidade do Porto-Faculdade de Belas Artes e a Universidade Católica que levou à produção de 17 Documentários sobre alguns dos nossos mais destacados artistas plásticos. As Artes e o Cinema num cruzamento único no mundo em festivais congéneres.
“Fernando Pinto Coelho”- Pedro Barbosa- 30’ - Port- Fantasporto/ UC
“Francisco Laranjo”- João Neves, Jorge Lourenço, Kostyantyn Stepanskyy- 30’ Port - Fantasporto/ FBAUP
“José Rodrigues”- Altina Gonçalves, José Guerra, Paulo Osório- 30’ Port- - Fantasporto/ FBAUP
“Júlio Resende”- 30’ – Port- Fantasporto/FBAUP
21.15h - And Everything is Going Fine – Steven Soderbergh – EUA – 89 min (SO Première) v.o. ingl.
O realizador vencedor de um Oscar pelo filme “Traffic – Ninguém Sai Ileso”, realiza um retrato íntimo de Spalding Gray, o mestre dos monólogos, como ele próprio se descrevia. Spalding Rockwell Gray era um actor, argumentista, escritor e artista multi-facetado que nasceu a 5 de Junho de 1941. Ficou conhecido por escrever e interpretar a peça “Swimming to Cambodia”.
23.00h – Death Kappa - Tomoo Haraguchi – Japão - 85 min (SO OE)
As palavras são insuficientes para retratar toda a extravagância e o delírio criativo de “Death Kappa”. Do conhecido Tomoo Haraguchi - responsável pela criação do inenarrável monstro Gamera e dos efeitos mecânicos da boneca de “Air Doll” e dos SFX de “Bullet Ballet” de Tsukamoto (ambos exibidos no Fantasporto) , “Death Kappa” é um espectáculo visual divertidissmo a que ninguém resiste.
Antecedido por…
A Parideira – José Miguel Moreira – Portugal – 20 min (Pan Cin Port) v.o. port.
Uma mulher desejosa da maternidade, um marido que já tentou de tudo para ser pai e um pastor misterioso que os vai conduzir a esse lugar sagrado que se chama a parideira. Diogo Morgado, Ana Moreira e José Pinto são os protagonistas desta lenda transmontana filmada no Parque Natural de Montesinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário