Mini-série de dois episódios (ou mais correctamente, um tele-filme de 2 partes) este The Sinking of the Laconia conta-nos um interessante episódio verídico da Segunda Guerra Mundial.
Um U-Boat alemão afunda um navio de transporte de tropas, que na altura transportava cerca de 2400 pessoas, na sua maioria prisioneiros italianos (1800), algumas centenas de soldados ingleses e polacos, e várias dezenas de civis.
Quando o capitão do submarino U-156 se aproximou dos destroços para tentar capturar o capitão do navio, tomou uma decisão polémica: resgatar os sobreviventes.
De seguida pediu ajuda. Outros submarinos juntaram-se ao resgate, e tentaram seguir em direcção a um navio Francês (na altura sob controlo alemão)... mas no caminho foram atacados por um bombardeiro americano - situação que fez com que o comandante abandonasse a tentativa de resgate, e abandonasse os sobreviventes à sua sorte.
Este incidente teve consequências mais vastas. Devido a ele, o comando alemão proibiu todos os comandantes de tentarem salvar civis das embarcações atacadas. Elemento que depois serviu de "justificação" para que também a marinha dos EUA (e outras) seguissem a mesma conduta.
... Serve para quem apreciar estes episódios históricos... ou quiser ver uma Franka Potente bem diferente dos seus dias de Lola corredora. :)
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
The Sinking of the Laconia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário