segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Balada de Hill Street - Séries de Outros Tempos

No início dos anos 80, quando a TV era ainda um elemento de agregação familiar, com as pessoas a juntarem-se religiosamente em seu redor para assistirem às suas séries favoritas, havia uma série policial que dispensava apresentações: A Balada de Hill Street (Hill Street Blues.)

Criada por Michael Kozoll e Steven Bochco - nome bem conhecido, e que ao longo das décadas nos tem trazido muitas mais séries policiais (e não só): como a Balada de Nova Iorque, Esquadra de Brooklyn, Crime Violento, Raising the Bar, L.A. Law, etc. (Aliás, Bochco tinha já contribuido também para inúmeros episódios do igualmente mítico Columbo - que também merecerá destaque nesta rubrica :) - esta série trazia para nossas casas o quotidiano de uma esquadra de polícia de uma cidade inspirada em Chicago.


Ao longo das suas sete temporadas (de 1981 a 1987) a série foi nomeada para mais de 95 prémios, tendo ganho mais de 50 - incluindo 3 Globos de Ouro e inúmeros Emmys.



A sequência inicial da série pode ser vista aqui (estava com embedded desactivado).

É uma longa lista de actores que imediatamente ficaram conhecidos para toda uma geração, do inconfundível Daniel J. Travanti (Capt. Frank Furillo) ao "animalesco" Bruce Weitz (Sgt. Mick Belker) sem esquecer a bela Veronica Hamel (Joyce Davenport).

Revolucionária na altura - com as coisas a serem mostradas de forma nua e crua, e onde as coisas nem sempre corriam como era previsto, com a justiça a ficar por aplicar em grande parte dos casos - a Balada de Hill Street marcou um ponto de viragem que para sempre iria influenciar todas as séries policiais que surgiriam no futuro.


[Mais Séries de Outros Tempos]

1 comentário:

  1. Ainda me lembro do final do 1º episódio, onde os dois policias com quem mais havíamos criado afinidade eram baleados à saída de um edifício. Não era comum nas séries da altura e foi um momento que me marcou.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails