domingo, 31 de outubro de 2010

Get Lamp [Documentário]


Este Get Lamp é um documentário sobre um dos estilos de jogos que agora é praticamente desconhecido, mas que durante anos maravilhou os utilizadores de computadores: as aventuras de texto!
Muitos antes dos gráficos 3D foto realistas com pixel shaders e dos bitmaps coloridos dos jogos 2D, os jogos consistiam apenas num cursor vazio onde se podia escrever texto e em parágrafos e frases que nos indicavam o que se passava.

Na maior das vezes davamos connosco numa caverna completamente às escuras... e daí a frase que dá o título ao documentário... "get lamp"! :)

2 comentários:

  1. Cheguei a jogar um jogo desses... para Windows 3.1!!! Isto nos tempos em que era viciado em aventuras gráficas (q inicialmente tb eram controlados por texto). Acho que foi das primeiras coisas que me incentivaram a aprender inglês!

    ResponderEliminar
  2. Eu também joguei várias aventuras gráficas controladas por texto, mas estes ainda eram mais primitivos, não havia imagem alguma. Como um dos intervenientes do documentário menciona, se o colocassem a qualquer pessoa actualmente, a primeira pergunta seria: Crashou?

    Falam de alguns conceitos interessantes, como a forma como o texto é a mais libertadora da imaginação, como quando se lê um livro, não estamos presos a qualquer imagem realizada por um artista, quando se menciona uma paisagem ou uma personagem, é a nossa imaginação que a vai preencher e esse é o modo mais libertador dum jogo.

    Parece que deixamos de saber usar a nossa imaginação e tudo nos tem de ser entregue numa bandeja.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails