terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dailies


Blockbuster vai à Falência

Não sabendo adaptar-se às novas realidades, eis o resultado: a mítica Blockbuster foi à falência.

Ainda me lembro do tempo em que diziam que eu era louco por eu dizer-lhes que o futuro seria nos conteúdos distribuídos via internet. E agora... é o que se vê, com Apple TV e Google TV prestes a chegar e a transformar a TV como a conhecíamos.


Interfaces de Computador no Cinema


Este site http://accessmaincomputerfile.net/ (ainda relativamente novo, e com "pouca coisa") visa compilar imagens de interfaces de computador que aparecem nos filmes.

(Eu imagino sempre as cenas em 2010, com os computadores com DOS a fazerem DIR continuamente, listagem após listagem.)

Se tiverem imagens, podem mandar-lhes que eles agradecem.


Podcast do Ante-Cinema

Para os fãs dos podcasts, tem agora oportunidade de passar a seguir mais um podcast, em Português, do site Ante-Cinema.
Vale e pena escutarem, e deixarem o vosso feedback desta excelente iniciativa dos nossos cine-colegas. :)


Séries de Regresso e em Estreia

Só para relembrar os mais distraídos, que já estão de volta algumas das (minhas) séries favoritas: Fringe, Dexter, Bones, Criminal Minds, The Mentalist... e claro, não podiam faltar Smallville (na sua derradeira e finalíssima 10ª season), Supernatural, Stargate Universe e Glee (e já nem falo dos NCIS e CSI's - entre outras que agora não me lembro. Estar a tentar espreitar todas as novas séries que agora tiveram início dá princípios de Alzheimer aos neurónios.)

Quanto a novas séries, há séries de advogados e tribunais com fartura: do Outlaw aos The Defenders, passando por The Whole Truth.

O novo Hawai Five-O vai disputar o vosso tempo de antena com as restantes séries de acção como Nikita e Undercovers (a nova série de J.J.Abrams).

Em The Lone Star, acompanhamos a história de um vigarista com aparente bom coração, que vive uma vida dupla e está duplamente apaixonado.

Boardwalk Empire tem recebido críticas muito positivas (ao ponto de já estar garantida uma segunda season) - mas admito, que ainda não tive oportunidade de a ver.

Para os fãs das policiais, terá em Blue Bloods mais uma série onde gastar 40 minutos por semana (com Tom Selleck, Bridget Moynahan, e um dos irmãos Wahlberg.)

E tendo dito isto... vamos lá ver o que o segundo episódio do The Event nos oferece. Pois esta semana será altura de decidir quais serão as séries que "vão à faca"... já que não há tempo para vê-las todas.


Enslaved o Filme que Não Chegou a Ser

A ideia era boa: fazer um filme renderizado em tempo real utilizando um motor de jogo - o Unreal Engine. Em simultâneo com o lançamento do jogo, a equipa de Enslaved tentou convencer os estúdios de Hollywood a apostar num filme usando o motor do jogo - mas ninguém apostou neles.
Por muita evolução que os gráficos "real-time" dos jogos tenham tido, não podem (ainda) competir com os gráficos cuidadosamente (e morosamente) calculados que podem chegar a horas de processamento para cada frame de filme; e terá sido esse o principal motivo para ninguém arriscar numa longa metragem com look "Unreal."

É pena... mas podem crer que esse dia chegará, é apenas uma questão de tempo.

7 comentários:

  1. Belo artigo, que dispara em várias direcções. Bem podias ter feito um post de cada tema... que renderia mais!

    O streaming de conteúdos é o futuro sim mas acho que ele deve ser complementado com um outro suporte fisico dos mesmos (Blu-ray) pois uma coisa não irradica a outra a nivel comercial.

    O podcast do Ante-cinema peca por não dar para descarregar em ficheiro e usar no iPhone... mas assim que der vou escutá-lo.

    São mesmo muitas séries e admito que a grande parte desta vez só as espreitarei quando passarem nos canais de cabo.
    The Event é uma delas que espero pelo dia 6/10/10...

    ResponderEliminar
  2. Eu, há muito que vejo os formatos físicos a desaparecer.
    Bem sei que "custa" um pouco - especialmente para quem estiver habituado a ter as colecções de filmes/musica a encher prateleiras... Mas ninguém pode negar que é muito mais prático andar com o cursor no ecrã e escolher o que se quer ver/ouvir sem ter que andar atrás da caixa respectiva.

    Mas sim, os formatos físicos continuarão a existir sempre (as in: muito mais tempo) - para todos aqueles que não possuam uma ligação decente à internet; mas na minha opinião serão cada vez em menor número face aos conteúdos "digitais".

    ResponderEliminar
  3. Pois... e já tivemos esta conversa antes.
    Defendia já na altura que os formatos fisicos deberiam eles mesmo ter um ficheiro digital para se poder usar no Media Center que se possua e nos muitos gadgets de hoje em dia (telefones/tablets/etc). Obviamente que passaria tudo pelo computador. Acho que um disco Blu-ray, teria sempre mais que espaço para permitir já trazer o ficheiro principal em HD e SD.
    Eles continuam a dar tiros nos pés com tanta protecção e DRM's. Assim acaba-se por se destruir os dois negócios em simultãneo: ao se descarregar gratuitamente da net "obscura" os conteudos, deixa-se de alugar para ver e também de se comprar em formato fisico para se ter e ver quando se quiser.
    Depois é como dizes "é muito mais prático andar com o cursor no ecrã e escolher o que se quer ver/ouvir sem ter que andar atrás da caixa respectiva".

    Já do Google TV pelo pouco que percebi... acho o caminho apresentado pela Google ainda mais nefasto para a indústria. Com a GoogleTV fazer TV com arte vai morrer imediatamente...

    ResponderEliminar
  4. fikei desiludido com Bones. mt frakinho mm.
    The Defenders tem leads de peso, mas n me conveneu. dou lhes mais um episodio

    ResponderEliminar
  5. Sim, há muitos inícios fraquinhos... mas vamos lá ver o que os proximos episodios trazem.

    Quero ver no que vai dar o The Event, Undercovers... e ver o rumo de Fringe, que também soube a pouco.

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante dos conceitos do Outlaw e The Whole Truth. O The Defenders tb é divertidito. Mas tirando o regresso do James Belushi tem pouco "sumo".

    Nikita tb tá fixe. Nunca fui fan da série anterior. Nem do remake americano do filme. O original do Luc Besson ainda é a melhor versão. Mas a Maggie Q safa-se bem. Principalmente de bikini. :) Infelizmente parece q não será para repetir. :(

    Das restantes q começaram nas últimas semanas ainda não vi.

    Entres as séries policiais ando a curtir e recomendo é o The Glades. Já vai em 11 episódios.

    ResponderEliminar
  7. @Nelson

    O the Glades também comecei a ver "para ocupar tempo livre" e agora não largo. A "quimica" entre ele e ela está bem conseguida... :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails