segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Melhores Filmes de 1980

Damos hoje início à nossa rubrica de férias: os Melhores Filmes dos últimos 30 anos.

Em 1980 já eu delirava com este "vício" que me acompanha desde sempre, e este ano trouxe-nos inúmeros clássicos que ainda hoje são altamente recomendados e obrigatórios.

The Shining, Airplane, Raging Bull, The Blue Lagoon, The Elephant Man, Superman II...

Mas, o filme que mais espectadores atraíria nesse ano era o segundo de uma saga que ainda hoje faz mover milhões por todo o mundo:

Star Wars: The Empire Strikes Back


Considerado por muitos o melhor filme de toda a saga Star Wars (com o qual eu também me sinto tentado a concordar), é um filme ainda perfeitamente obrigatório para todos os fãs de ficção científica.





Óscares

Em 1980, o vencedor do óscar foi Ordinary People de Robert Redford (também levou o óscar de melhor realizador), com Robert de Niro a receber o de melhor actor (por Raging Bull), e Sissy Spacek o de melhor actriz (por Coal Miner's Daughter).

3 comentários:

  1. Bom... eu sinceramente nesta altura ainda não tinha ficado "apanhado" pela sétima arte :)

    Como eu sou cliente assiduo do "Um Dia Fui ao Cinema" previa que este Empire Strikes Back era o escolhido para o ano de 1980.

    Excelente filme, mas claro o primeiro para mim foi e é o melhor.

    ResponderEliminar
  2. Não vi, infelizmente, este no cinema, só tinha um aninho ;-) mas concordo que é obrigatório, apesar do meu favorito ser o Episódio 4 ;-)

    ResponderEliminar
  3. Sou dos que acha uma quase-seca o episódio 4... nunca mais chega ao grande final épico do tiro certeiro... apesar de ser fixe.

    O melhor de todos para mim é também este "episódio 5", que estabelece tudo certinho para ser uma saga. Este é o que mais vezes vi, em VHS e na TV. Também gosto muito deste filme na versão especial quando saiu nos anos 90 com melhores efeitos especiais (acho que neste filme as melhorias aconteceram sem o danificar do que era). Temos a espantosa introdução do Yoda que treina o nosso Jedi, e o Harrison Ford tem aquele final de implorar imediatamente pelo filme seguinte. Outro facto é que neste filme as "criaturas" não são absurdas como em practicamente todos os outros.

    Por fim este é o que enche as medidas com todas as maravilhas do sci-fi futuristico: naves caminhantes, cidade nas nuves, planetas diversos, batalhas de naves espaciais de todos os géneros e tamanhos, resgates beras mesmo, a batalha fulminante entre pai e filho (a célebre deixa: "Luke, I'm your father!" - as vezes que eu brinco com o meu filho mais velho de 4 anos a recriar esta cena com os nossos sabres a pilhas - ele até se atira para o chão enquanto eu faço a marcante respiração-vader).

    Sim, este é o MELHOR de toda a saga! O destaque de 1980 está plenamente bem justificado.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails