segunda-feira, 10 de maio de 2010

Daybreakers

Escrito e realizado por Michael e Peter Spierig, este Daybreakers apresenta-nos um interessante twist às típicas histórias de vampiros.

Em vez de um reduzido número de criaturas que se esconde dos humanos e tenta passar despercebida, assistimos exactamente ao oposto: os vampiros existem em grande número, e são os humanos que são uma raça em extinção... capturados para servirem unicamente como "produtores de sangue" (mas em número cada vez mais reduzido e insuficiente para satisfazer a procura.)

Pelo meio, um hematologista vampiro que procura desesperadamente por um substituto que permita a sobrevivência dos vampiros ao mesmo tempo que evitaria a extinção da raça humana, e um grupo de humanos que tenta resistir neste ambiente inóspito.

Há coisas muito bem conseguidas: como o retrato da sociedade que se adaptou a uma vida nocturna, com o dia a ser um terreno bastante perigoso e deserto...

Isto, por si só, seria já suficiente para criar um filme interessante, e é pena que não tenha sido mais aprofundado. A certa altura o filme "desliga-se" disto, e passa a ser um puro filme de acção sem qualquer preocupação com ponta soltas, ou com hipotética credibilidade... E acabando com um piscar de olhos a "pedir" uma continuação.

Gostei, mas foi pena que não tivessem explorado mais a parte inicial do filme. Poderiam ter ficado com um verdadeiro "clássico" ao estilo de Gattaca...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails