quinta-feira, 15 de abril de 2010

Clash of the Titans

Finalmente chegou o novo Clash of the Titans, remake do clássico de 1981, desta vez realizado por Louis Leterrier (Transporter, Danny the Dog, The Incredible Hulk.)

Desta feita, em vez de nomes como Harry Hamlin, Laurence Olivier e Ursula Andress, temos os mais contemporâneos Sam Worthington, Liam Neeson, Ralph Fiennes, Gemma Arterton e Alexa Davalos.

Com algumas ligeiras alterações face ao anterior (umas cenas trocam de lugar, outras desaparecem por completo: como a luta com o cão de duas cabeças) o filme cumpre com o objectivo de reanimar o género mitológico de outros tempos.

E há que salientar o "piscar de olhos" ao filme original, com uma breve aparição de Bubo, o mocho mecânico que tão importante foi no primeiro filme. :)


No entanto, há também muito que falha...
Sam Worthington bem que poderia estar a interpretar Jake Sully em vez de Perseus, com os mesmos maneirismos e tiques, fazendo-nos por vezes pensar se estaríamos a ver footage de Avatar.

Mas a grande falha e principal crítica ao filme é mesmo... o pseudo-3D!

... e passo a explicar.

Este filme foi filmado em 2D como qualquer filme convencional. No entanto, o estúdio decidiu que o 3D da moda seria mais interessante financeiramente e fez uma conversão post-processing para 3D.
Ora, se hoje em dia tudo é possível, o próprio James Cameron criticou duramente esta opção. Segundo ele, tal poderia ser feito... mas demoraria entre 6 meses a 1 ano. Ora... esta conversão foi feita em apenas 8 semanas! Mais à pressa não poderia ser; e o resultado vê-se... ou melhor dizendo: não se vê!

Se viram Avatar e esperam qualquer coisa semelhante... esqueçam! O filme é completamente plano, em 2D, com umas muito poucas (e más) "colagens" de objectos em pseudo-3D.

E um caso flagrante da chulice dos estúdios, apenas para facturarem mais à custa da "taxa 3D". Este filme deveria ter sido lançado unica e exclusivamente em 2D, ponto final.

Tirando esse grande pormenor, da "dimensão extra" da chulice, o filme vale pelo entretenimento, e embora seja bastante pausado, consegue criar a tensão suficiente para que o clímax final resulte de forma satisfatória.

A ver mas, se tiverem que optar entre o 2D e o 3D... fiquem-se pelo 2D que estarão melhor servidos!

2 comentários:

  1. É dificil repetir o sucesso de Avatar, não basta ter o 3D para ser filme de 1 bilião :)

    Vê-se bem com os filmes que têm saido... e nos proxímos tempos acho que novamente só em filmes de animação e que os resultados serão bons.

    ResponderEliminar
  2. ker dizer, vou la hoje ao Nun'Alavares para me arrepender!
    olha q dps prestas contas cmg :\

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails