terça-feira, 9 de março de 2010

O Meu Primeiro Filme - CinemaJB

Inspirado pela nostalgia com que relembrei algumas das memórias mais marcantes que tenho das primeiras idas ao cinema (como contei aqui,) achei que seria interessante desafiar algumas pessoas a que fizessem o mesmo e recordassem o início da sua paixão pelo cinema nesta rubrica O Meu Primeiro Filme.


Pelo que... preparem-se para conhecer um pouco das origens das paixões cinematográficas de vários elementos que mantêm blogs sobre cinema ou que de qualquer outra forma nutrem um especial carinho por esta arte.

Hoje, vamos ficar a conhecer "O Meu Primeiro Filme" do Rui Francisco Pereira responsável pelo Cinema JB.




Para um qualquer cinéfilo, o acto de passar pela primeira vez as portas para o mundo mágico da 7ª Arte, é memorável.
Confesso, antes de mais, aquilo que já referi anteriormente: não sou um exemplo neste campo. Hoje em dia, não só não tenho muitas oportunidades para me dirigir a um Cinema, como não é uma actividade que me nutra especial interesse. Prefiro claramente assistir a um filme no conforto que só o meu lar me pode oferecer.
No entanto, e mesmo tendo a certeza de que esta é uma das fases da minha vida em que menos vou ao Cinema, tal não se verificava na minha infância.

Não consigo, como é óbvio, ter a certeza de quando se deu a minha primeira experiência cinematográfica. No entanto, e comparando as minhas idas ao cinema mais marcantes com a sua ordem cronológica, um filme assume especial destaque. É um facto: não me recordo (ou se recordo, é muito vagamente, tão vagamente que nem sei o que vi- se é que vi alguma coisa) de nenhuma visualização em cinema anterior àquela em que me dirigi ao Arrabida Shoppping, com o meu pai, para assisitir a O Príncipe do Egipto.


Estávamos em 1998 e eu, com os escassos 5 anos de idade, fiquei totalmente abismado com a magnífica obra a que assisti. Naturalmente que não abundam as recordações do filme, no entanto alguns momentos foram viscerais para o despertar do “bichinho” do cinema.
É claro que a épica cena da divisão feita por Moisés ao Mar Morto é verdadeiramente inesquecível, e não podia ser ignorada nesta minha breve dissertação.

Não só a primeira, mas também uma das mais marcantes idas ao cinema, foi a de O Príncipe do Egipto.

11 comentários:

  1. Ora aqui está:P

    Bem, muito obrigado pelo convite, foi um prazer :D

    P.S.- Vou publicitar isto no blogue, pode ser? ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço a participação. :)

    E claro que sim, publica e publicita no teu blog à vontade. :)

    ResponderEliminar
  3. Mais uma bela entrada no mundo do cinema...
    Acho que nunca vi esse filme de animação todo mas recordo-me de ver o marketing promocional dele na TV.
    Parabéns pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. @ArmPauloFerreira

    Se ainda não viste recomendo que o metas na lista de filmes a ver (ou apanha-o a preço de saldo nos caixotes dos hiper-mercados.) :)

    ResponderEliminar
  5. Epa tambem me lembro de ver esse filme... muito bom!
    Mas o meu primeiro foi um bocado antes... Vou fazer o mesmo no Revolta da Pipoca, se nao te importas!
    abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho a suspeita que já o vi no Disney Channel quando lá passavam filmes (no inicio do canal por cá -agora não passam nenhuns).
    Digo-o porque reconheço alguns dos momentos que passam no trailer. Realmente até nem dizes mal... é assim que ás vezes apanho um ou outro também...

    ResponderEliminar
  7. @João
    Todas as participações serão bem vindas. :)

    ResponderEliminar
  8. Uma das coisas que acho interessante nesta secção do Meu Primeiro Filme é a descoberta dos novos criticos novas gerações e como vêm o cinema... e que experiençias tiveram

    Agora não posso deixar de comentar e dizer que nada substitui a experiençia do filme visto na sala do cinema, cinema em casa é bom para aqueles que têm é uma sala de cinema em casa!!

    Mas bom testemunho do Rui.... que faz parte de outra geração que não a minha.

    ResponderEliminar
  9. É mesmo essa a ideia. De partilhar o "primeiro filme", tenha ele acontecido nos anos 60, 70, 80, 90, ou 00s! :)

    Porque embora a paixão pelo cinema seja comum, todos nós teremos experiências diferentes para contar.

    ResponderEliminar
  10. Espero que não me venhas cobrar direitos de autor porque vou adaptar a "gene" da ideia do meu primeiro filme a outra coisa... :)

    ResponderEliminar
  11. Olha as patentes!! É já processo em cima!
    (claro que não, adapta lá ao que quiseres! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails