sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Meu Primeiro Filme - Ecos Imprevistos

Inspirado pela nostalgia com que relembrei algumas das memórias mais marcantes que tenho das primeiras idas ao cinema (como contei aqui,) achei que seria interessante desafiar algumas pessoas a que fizessem o mesmo e recordassem o início da sua paixão pelo cinema nesta rubrica O Meu Primeiro Filme.

Pelo que... preparem-se para conhecer um pouco das origens das paixões cinematográficas de vários elementos que mantêm blogs sobre cinema ou que de qualquer outra forma nutrem um especial carinho por esta arte.

Hoje, vamos ficar a conhecer "O Meu Primeiro Filme" do Paulo Ferreira responsável pelo Ecos Imprevistos.


Um dia dia fui ao cinema... pela primeira vez!


Take 1: a primeira vez numa sala de cinema...

Era mesmo muito pequeno, acho que tinha uns 7 ou 8 anitos. Fui levado pela a minha irmã e deparei-me com uma sala cheia de cadeiras e pessoas (muitas crianças também) e um enorme pano branco na parede.

Depois de passado o frenesim daquele momento que era uma autêntica novidade e algo que me intrigava também (naquela altura uma das respostas que ouvia com frequência à minha questão era um "Vamos ao cinema! Mas porta-te bem que trago-te uma coisa!")
Desta vez estava lá... naquele sítio.

O filme exibido foi divertido e entusiasmante. Mas cantavam também... e bastante! Até demais...
Era o "Musica no Coracão", um musical marcante de outra época, de 1965, que deveria ter sido reposto naquele verão e indicado para crianças.


O que mais me recordo foi a sensação de mistura de sentimentos sobre o filme.
Afinal, seriam os filmes todos assim?
A sala de cinema era para se ouvir cantar nos filmes?
Seriam os filmes todos assim cantarolados e tão diferentes dos que passavam na TV?

Mesmo assim foi uma bela duma experiência e, sem o saber, entrei por uma das portas grandes pois afinal este é um grande clássico do cinema e uma obra incontornável. Um filme que deslumbrou-me no momento mas não tanto quando mais tarde o apreciei numa daquelas milhentas vezes que já passou na TV.



Um belo romance musical... mas mesmo assim não me encheu exactamente a expectativa que tinha do tal local mítico que me parecia ser a sala de cinema, que na altura exibia belos e gigantes posters na fachada do edifício. Eram os posters que me faziam detectar que ali estaria um cinema, uma pratica normal (ainda hoje) como faziam as grandes casa da cidade (do Porto) como o "Batalha", o "Águia D'Ouro", o "Coliseu", o estreante "Foco" e tantos outros... e os posters eram ainda daqueles pintados á mão!
Na altura, já era um seguidor de alguma BD da Marvel, da DC Comics e outras (era o que me arranjavam por ter o Super-Homem, o Homem-Aranha, o Mandrake, o Fantasma, o Tarzan e outros semelhantes) e como tal, eu queria era mesmo ver o fantástico a desfilar naquele enorme pano branco da sala. Isso é que era...
O mais próximo que estive do cinema fantástico que pretendia ver, veio com o filme seguinte.



Take 2: o maravilhamento...

Quando me levaram novamente ao cinema, já tinha os meus 10 anos e foi para ver o acabadinho de estrear:
"Back To The Future" / "Regresso ao Futuro" (de 1985)


Vi um filme que ainda os spots davam na TV, com aquela voz marcante da altura, com algo que acho que era assim: "O regresso à aventura, o regresso da magia, o regresso da acção... o Regresso ao Futuro!"
Foi um estrondo enorme e causou um tal impacto, que admito ainda hoje os meus gostos "live-act" serem vitimas disto. Desde então que os filmes mais sci-fi e de género fantástico ficaram mesmo colados às minhas principais preferências!
Na preparatória lembro-me de ter perguntado ao professor de inglês o que queria dizer "Back to the Future" uma vez que me parecia uma frase estranha e o termo "back" era ainda estranho naquela fase da aprendizagem.
O professor percebeu de imediato o que queria saber e não só explicou o termo "americanizado" como falou também do filme perante o contexto da pergunta. Foi um momento super animador para a turma. Em parte era um daqueles momentos de armanço e para dar nas vistas a dar a entender que já tinha visto o filme do momento.
No intervalo entre aulas, a conversa foi descrever aos amiguinhos do costume as imensas peripécias vistas no filme. Falar de skates, o cientista maluco e principalmente daquele estranho super-carro que até voava e deixava fogo no chão... um espectáculo!

Nesta fase na escola chegou a haver exibições de cinema ambulante. Recordo-me do "Charlot" e do "Bucha & Estica" principalmente.
Ainda hoje sorrio quando passa o "Música no coração" mas foi com o "Regresso ao Futuro" que encontrei o que queria ver em filme. Este foi o grande filme que marcou a associação que passei a fazer ao cinema: os filmes que me despoletavam a imaginação e mostravam os impossíveis.


Take 3 - e por engano...

A terceira vez que fui ao cinema, era para ter sido, salvo erro com o "The karate Kid 2" mas nesse dia não quis ir. Não sabia bem o que era e não me interessou realmente a ideia que me transmitiam. Mais tarde vi-o em video (que já era a sensação da altura, por trazer o cinema a casa) e fiquei arrependido completamente. Que pena!

Mas como dizia, a terceira vez a ir ao cinema foi caricata pois aconteceu de vermos um filme por engano: foi o "Aliens - o Reencontro Final" (de 1986).


Ainda me indagaram depois do inicio do filme se queria ir embora devido à natureza do filme mas até estava a ser tão fixe que disse querer ver o resto. Apesar dos monstros horríveis fazerem tremer na cadeira (cada susto!)... este já tinha naves, tecnologia, armaduras e clones como na BD -uau!
Parecia-se com aquelas séries que já iam passando na TV mas este tinha muito mais impacto. Ninguém gostou e acabei por ser o único que apreciou o filme... ainda hoje!
E sabia lá eu que este era um filme do James Cameron...

4 comentários:

  1. Só gandes filmes de inicio....

    O Regresso ao Futuro recordo que foi o primeiro filme que eu gravei da TV numa cassete VHS.. :)

    Viste o Aliens quando ainda n tinhas idade para o ver..pois :)

    Já agora,o Cameron foi o primeiro cineastra que comecei a acampanhar, tudo começou por volta dos finais da decada de 80 numa revista qualquer de cinema que n me lembro o nome agora (acho que era unica cá)

    Isto quando numa analise ao Abismo que acabará de estrear citavam que James Cameron era o director do Terminator e do Aliens também... o que me deixo logo KO, eram só os meus 3 filmes preferidos..

    Ate aqui eu pensava que eram os actores que faziam os filmes bons.. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails