Hoje vou estrear uma nova rubrica que espero ser do vosso agrado, entitulada: O Meu Primeiro Filme.
Inspirado de certa forma pela nostalgia com que relembrei algumas das memórias mais marcantes que tenho das primeiras idas ao cinema, como contei aqui, achei que seria interessante pegar neste conceito e desafiar algumas pessoas a que fizessem o mesmo.
Pelo que... preparem-se para conhecer um pouco das origens das paixões cinematográficas de vários elementos que mantêm blogs sobre cinema ou que de qualquer outra forma nutrem um especial carinho por esta arte.
Para estrear a rubrica, temos "O Meu Primeiro Filme" do Francisco, responsável pelo My One Thousand Movies, blog que se teve início em 2008 e que tem mantido uma activade sempre crescente desde então.
Vamos recuar um pouco no tempo, até finais dos anos 80. Eu não me recordo bem do ano, mas devia rondar 1988, quando eu tinha 14 anos.
Eu cresci numa aldeia, perto de Sobral de Monte Agraço (esse mesmo, do parque infantil), e naquela altura da minha vida não tinha muita divulgação de cinema, a não ser no primeiro e segundo canal da RTP.
Na altura, havia um pequeno cinema em Sobral de Monte Agraço. Passava filmes não muito recentes, mas era sempre um prazer ver um filme na tela grande. A única sessão que havia, era ao Domingo pelas 21 e 30.
Eu era o mais novo da minha geração, e os meus amigos de infância, pelo menos os mais velhos, todos os Domingos se deslocavam ao cinema para verem o filme em exibição. Era 1 km e meio a pé.
A minha mãe não me deixava ir, porque eu era mais novo, e todas as semanas eu ficava amuado em casa. Tinha que me contentar com o Domingo Desportivo, e já não era mau.
Como era costume, eu fui perguntar à minha mãe se podia ir ao cinema, embora soubesse de antemão que a resposta ía ser não. Daquela vez não foi. Não sei se a minha mãe estava de bom humor, ou se eu tinha feito alguma coisa boa, o certo é que daquela vez eu podia ir.
Pelas 8 da noite juntei-me com o pessoal lá no largo da aldeia e lá fomos.
Lembro-me como se fosse hoje do primeiro filme que vi ali. Nunca me esquecerei daquelas cadeiras duras, e do pessoal a gritar como se não houvesse amanhã durante a exibição do filme.
O meu primeiro filme, foi "Rambo - A Fúria do Herói".
Quanto ao filme, não vale a pena comentar. O certo é que foi o meu primeiro filme :)
Granda filmaço para estreia no cinema ;)
ResponderEliminarNaaa, este ainda não tinha um contador de "boydcount" no canto do ecrã sempre a somar... :)
ResponderEliminaré o original, the one and only... o homem lá no meio do mato todo lixado, a fugir como se fosse um animal... e depois, quem é que foge de quem? ;D
ResponderEliminarVe lá se qualquer dia não aparece um Rambo vs Jack Bauer vs Chuck Norris! :)
ResponderEliminarNaquela altura eu tinha 14 anos, hehe. ;)
ResponderEliminarA primeira vez que vi esse foi quando deu pela primeira vez na RTP1. Era a lotação esgotada e recordo-me de não poder ver o final do filme por já ser tarde demais e por o "vitinho" já ter dado há horas.
ResponderEliminarSó me vinguei plenamente quando fui ver o Rambo 3 no Domingo seguinte á estreia no Coliseu do Porto, com umas massitas que tinha juntado!
Massivo!!!
Todos os filmes do Rambo são bons... até o 4º é máquina mesmo!
O melhor da saga. Vale a pena relembra-lo.
ResponderEliminar