Depois de ter visto Goemon no outro dia, fiquei com vontade de ver um filme de kung-fu um pouco mais clássico. A escolha recaiu sobre este 36th Chamber of Shaolin (Shao Lin san shi liu fang)
Para quem cresceu a ver séries como Lin Chung e os Jovens Heróis de Shaolin, e muitos mais filmes de Kung Fu "tradicionais", este filme causará uma certa nostalgia.
Sem entrar em pormenores históricos, este filme segue o enredo mais que conhecido e visto em montes de outros filmes: jovem vê a sua família ser assassinada pelos invasores opressores, jovem tenta lutar contra eles, jovem leva porrada, jovem vai aprender kung-fu (com muito sofrimento e determinação à mistura, com as sempre crescentes provas de esforço), jovem ganha conhecimentos e sabedoria, e regressa para se vingar e ajudar o seu povo.
Este filme de 1978 tem a particularidade de se centrar, em parte, na "democratização" do ensino de artes marciais em Shaolin, que até então estava reservado apenas aos seus membros e não à população em geral.
Tirando todos os aspectos que poderão agora parecer datados a um público mais jovem e habituado a outros estilos cinematográficos, este filme conta com excelentes demonstrações de kung-fu, como se esperaria de uma produção dos Shaw Brothers, e - até acaba por se revelar bem equilibrado (tirando um ou outro caso de cenas que deveriam ter sido revistas e reduzidas.)
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Gosto muito deste filme, agora tens que ver as sequelas!! (não são tão boas)
ResponderEliminarPois, estou curioso quanto aos seguintes... mas um pouco de "pé atrás", para não ficar com más memórias... :)
ResponderEliminarBtw, adicionei-te ali ao lado à lista de "amigos do cinema" - pensava que já o tinha feito mas só hoje é que reparei que ainda não estavas lá.
Enviei-te também um "convite" por email, espero que tenhas recebido. :)
Cinco Estrelas esse filme....
ResponderEliminarVi os 3 filmes em 3 dias seguidos, e sim o primeiro é que é bom :)
Deve de ser um dos filmes preferidos do Tarantino também, porque ele foi "buscar" o actor e alguma insspiração para Kill Bill :)
Lembraste bem... tenho que rever o Kill Bill agora que já fiquei a conhecer este "mestre". :)
ResponderEliminar