segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nun'Álvares em Digital


Tal como vos tinha dito, o cinema Nun'Álvares reabriu com o Avatar em 3D.

E como não podia deixar de ser, mesmo já tendo tido oportunidade de ver o filme numa sala Lusomundo, não podia deixar de ir estrear este "velho conhecido" agora actualizado com as últimas tecnologias da projecção digital em 3D.

A projecção está a cargo de um projector digital da Christie:

É um modelo imponente, e que -como não podia deixar de ser- oferece uma qualidade de imagem excelente.

Ao contrário do sistema usado nos cinemas Lusomundo, aqui a projecção em 3D utiliza os óculos activos com receptor de infravermelhos.



Pessoalmente, acho que estes óculos oferecem melhor qualidade de imagem que os óculos polarizados passivos... mas têm a desvantagem de serem um pouco mais pesados (e no caso do meu nariz, serem também mais desconfortáveis.) Mas... a qualidade de imagem serve de "anestesia", e rapidamente nos esquecemos que os estamos a usar. :)

Mas nem só de tecnologia vive um cinema... e no caso deste Nun'Álvares renovado, tive o prazer de conhecer a equipa responsável por trazer de volta à vida este cinema na cidade do Porto: o Elias, o Filipe, e last but not least a Maria João. Todos de uma simpatia extrema (que vos convido a verificar pessoalmente, visitando-os e assistindo a uma sessão de Avatar 3D ou dos filmes que se seguirão.)


O Elias demonstrou uma enorme simpatia e "aturou-me" durante alguns momentos, falando-me deste seu projecto.
Muito de vós podem pensar que é "loucura" pensar sequer em competir com os gigantescos grupos já implementados no nosso país, com os seus multiplexes nos shoppings. Mas é exactamente por isso que se torna obrigatório e salutar existirem alternativas. Cinemas (verdadeiros cinemas) onde se valoriza a qualidade e não a quantidade. Espaços onde, em vez de um rosto anónimo e desinteressado, somos recebidos por pessoas simpáticas e humanas, com quem se pode falar.

Este novo Nun'Álvares é um espaço onde qualquer um de nós pode organizar uma sessão privada para um grupo de amigos ou para uma associação, de um qualquer filme que vos apeteça ver e só possa ser disfrutado "em grande. Podem até fazer uma festa de anos diferente, com uma sessão de cinema personalizada (há já várias pessoas que demonstraram interesse em fazê-lo.)

Enfim... é um espaço que está ao vosso (nosso) dispôr e onde podem falar com as pessoas para sugerirem novas ideias.


... Como não podia deixar de ser, veio à conversa a questão das pipocas. Há quem as odeie, há quem as adore; então de que forma se poderá resolver o assunto? É simples, utilizando um método que já é utilizado noutros países: existirem sessões com pipocas, e sessões *sem* pipocas. Simples, não?

Como em qualquer novo projecto, ainda há muito para fazer e sem dúvidas que muitas novidades nos aguardam nas próximas semanas. Por isso mesmo este Nun'Álvares e a sua nova equipa agradecerão toda a vossa ajuda, quer seja a em divulgação, ou... o mais importante: que levem os vossos amigos e assistam aos seus filmes.

Quanto a mim, fiquei cliente... e continuarei a visitá-los (e ainda lá penso voltar para rever este Avatar de James Cameron em 3D por mais algumas vezes. :)

Cinema Nun'Álvares (@NunAlvares Twitter)
Localização Google Maps

10 comentários:

  1. 15? Há algum cinema que esteja a cobrar 15 euros para ver o Avatar em 3D?

    ResponderEliminar
  2. Eu ca espero por outros filmes que nao estejam também em todas outras salas de cinema da Cidade. O Nun'Alvares devia era distinguir-se dos Lusomundo e passar filmes que nao sejam comerciais.

    ResponderEliminar
  3. @ups

    E isso faz parte dos planos, incluindo até ciclos de cinema (era óptimo se conseguissem lá passar uns filmes do Fantasporto.)

    Mas ter conseguido o Avatar 3D para a estreia foi sem dúvida um grande feito, para demonstrar que está no "topo da tecnologia", e para cativar um público mais alargado.

    ResponderEliminar
  4. Vais lá ver o filme mais UMAS VEZES??? OMG é assim tão bom?

    Eu ainda não vi, e provavelmente irei ver ao Porto.
    Quem sabe ainda vais comigo...

    ResponderEliminar
  5. @Mário

    Este é daqueles filmes que não me importo de ir ver quantas vezes puder. Aquilo tem para lá "pixeis" por descobrir a cada novo visionamento. :)

    E é também o primeiro filme onde acredito que o 3D faz realmente diferença, o que tornará o visionamento em casa em 2D (mesmo sendo em alta-definição) como uma experiência inferior.

    Portanto, quando cá vieres ver isto, avisa que não terei qq problema em te acompanhar, nem que seja para ver o filme pela 6ª ou 7ª vez. :)

    (Afinal, há gente que foi ver o Titanic ao cinema mais vezes que isso... pelo que, estou no meu direito de me "vingar" agora com este! :)

    ResponderEliminar
  6. Vê-la se deste uma palavrinha pela cidade de Évora, eles podem estar interessados em abrir um "filial".... :)

    E aqui não há concorrençia!!!

    ResponderEliminar
  7. Também tive o prazer de ir ver o Avatar ao Nun'Alvares... Valeu bem a pena... Foi quase como ver um filme em casa com a familia. Sem filas para comprar bilhete, sem familias que não se decidem onde se querem sentar e ficam no meio dos corredores a olhar sem destino, sem crianças ao berros... Ufff. Aproveito para deixar os meus agradecimentos à equipa do Nun'Alvares pelo regresso da sala.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails