quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Moon


Um filme passado na Lua, com Sam Rockwell e Kevin Spacey (que empresta a sua voz ao computador GERTY - um HAL revisitado), como poderia eu resistir?

Realizado por Duncan Jones (um "perfeito desconhecido" que imediatamente se torna reconhecido quando se descobre que é filho de David Bowie) este filme apresenta-nos um personagem solitário na Lua, que espera ansiosamente pelo fim do seu contrato para poder regressar à Terra.

Ora... David Bowie e espaço fazem logo relembrar o mítico "Space Oddity", e o famoso Major Tom! :)

E este filme aborda algumas das mesmas emoções de alguém perdido no espaço, longe de tudo e todos... enfrentando a solidão e os seus maiores desejos e pesadelos. E Sam Rockwell até se aguenta bem nesse papel.

Não posso falar muito sobre o filme sem revelar logo a "surpresa"... embora seja uma surpresa facilmente decifrável, e felizmente o filme também não "enrola" muito até revelá-la (embora depois disso se fique com a sensação do filme sofrer de alguns momentos à deriva.)

Mas o resultado final aprova, e só é pena que a história não tivesse uma base mais sólida para se tornar num verdadeiro clássico.

E os cenários lunares relembraram-me novamente que já está na altura de fazerem um remake do Espaço 1999! (Se a Galactica, o Knight Rider, e até o V têm direito, porque não o Space 1999? :)



*** SPOILER WARNING (Não leiam esta parte a não ser que já tenham visto o filme) ***

Ora, que aquilo era sobre clones foi imeditamente perceptível logo após o acidente, quando "acordam" o segundo; no entanto expliquem-me lá porque razão, com tanta tecnologia, custava muito ter a base completamente automatizada? Ter um clone humano para ir buscar cilindros e metê-los num foguete de volta à Terra???
Ou no pior dos casos, custaria assim tanto ter lá um verdadeiro humano, ou dois, ou três, ou uma equipa completa? Para uma empresa que gerava 70% da energia do planeta, não me parece que fosse esse o problema... Mas pronto, tirando esses "pequenos" pormenores...

*** SPOILER END ****

4 comentários:

  1. Apeteceu-me gritar "Leave Space 1999 alone!"
    Andam a estragar tantas recordações de juventude, deixem algumas intactas por favor. Deixem-me ao menos o Buck Rogers e o Espaço 1999 (como eu adorava aquelas naves e as tentava recriar com legos)

    ResponderEliminar
  2. Nãaaaaaaaaaaaaaaaoooooooo...

    Bem, por cada má notícia há também uma boa: http://www.imdb.com/title/tt0901469/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails