sexta-feira, 6 de novembro de 2009

The Inhabited Island - Обитаемый остров - Obitaemyy ostrov


The Inhabited Island - ou melhor dizendo, Обитаемый остров - é um épico de ficção científica Russo que muito equiparam ao Star Wars no ocidente. No entanto, tirando o protagonista loiro e sorridente, tudo o resto é bem diferente.

Adaptação de uma obra de 1971 de Arkady e Boris Strugatsky com o mesmo nome, este filme foi feito "em grande". De facto é tão "grande" que obrigou à sua exibição em duas partes:

Obitaemyy ostrov (2008)
Obitaemyy ostrov: Skhvatka (2009)

Passado no futuro, um jovem viajante tem um acidente durante uma viagem espacial e é forçado a aterrar num estranho planeta militarizado onde inicialmente as coisas não parecem fazer grande sentido. Mas à medida que nos vão sendo apresentadas as peças do puzzle, rapidamente entramos "no esquema."

Facilmente conseguimos ligar os pontos entra a história do filme e a vida no estado/planeta totalitário, onde o controlo da opinião pública e a perseguição de todos os que ousam por em causa a "normalidade" são o prato do dia.

... e não deixa de ser curioso com este tema que preocupava os autores em 1971 continua a estar na ordem do dia...

1 comentário:

  1. Obrigada pela dica. Já vi a 1ª parte e gostei bastante! :)Grande produção russa! Vou ver agora como corre a 2ª parte...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails