terça-feira, 29 de setembro de 2009

District 9


Realizado por Neil Blomkamp e produzido por Peter Jackson, este District 9 causou grande "burburinho" pela comunidade cinéfila internacional.

E, depois de ter visto o filme, percebo o motivo: o filme está fabuloso.

Para quem ainda não sabe a história, uma nave gigantesca parou sobre Joanesburgo com perto de um milhão de aliens estilo insectos  (e chamados de "gafanhotos" pela população) que são alojados num campo que rapidamente se torna numa "favela extra-terrestre."

Não terá sido coincidência que o realizador terá escolhido a África do Sul, um país com a história que tem no que toca ao racismo, para filmar este tema.

A componente "social" e "humana" (e não-humana) dá, a certa altura, lugar a um filme de acção... o que poderá supreender quem esperava um filme mais "filosófico"... mas que acaba por funcionar de forma bem enquadrada com o que se passa no ecrã.

A primeira surpresa do filme é a dos aliens nos serem mostrados sem qualquer pudor, em praticamente todas as cenas do filme - e de forma tão realista que nos faz pensar o que não será possível fazer com os efeitos digitais hoje em dia. Se havia altura em que os realizadores se gabavam de ter 10%, 30%, ou 50% das cenas com tratamento e efeitos digitais... este filme supera tudo e todos, chegando aos 100% (ou próximo disso.)

Eu gostei e recomendo... fico à espera da vossa opinião nos comentários! :)


[Trailer do District 9 aqui]

8 comentários:

  1. Pensei que já o tinhas visto! Eu já o vi 2 vezes, está realmente muito bom. Claro que quem vai à procura dum filme pipoca de extra-terrestres sai desiludido, apesar do fim dar para fazer o gosto aos que gostam de acção.
    Um filme para ver e reflectir.

    ResponderEliminar
  2. Pois... e depois quando é que eu calibro o LCD? Andas a ir ao cinema ver os mesmos filmes 20x... :)

    ResponderEliminar
  3. É, mas acho que o realizador bem como alguns actores são da Africa do Sul ( pareceu-me reconhecer alguns actores do Tsotsi ).

    Quanto ao filme, é um filme fantastico claro, daqueles filmes que saimos do cinema e só falamos disto ou daquilo.... eu já ando a perguntar-me (ATENÇÃO SPOILERS ) = a mim mesmo como vai ser o regresso do Christopher..

    Acho também muito curioso o facto dos aliens parecerem doentes e sem as capacidades que lhes fazemos de raça superior tecnologicamente, todos eles excepto o Christopher, dão essa indicação, mesmo o gafanhoto que no inico do filme anda a procura dos objectos juntamente com o Christopher n parece saber bem o que procura.... este filme tem muito por onde falarmos mesmo....

    ResponderEliminar
  4. Eu fui ver este fim-de-semana, apesar de já ter saído há algum tempo uma versão pirata com alguma qualidade achei que este merecia uma ida ao cinema =)

    e não me enganei, o filme está realmente muito bom, no entanto tem algumas falhas: o facto de ser filmado ao estilo de documentario dá-lhe um toque genial, no entanto há algumas partes em que não era suposto estar ninguem da esquipa de filmagem do documentário e ainda assim continua o mesmo estilo, pequenos erros que são facilmente ultrapassados pela genialidade do filme.

    Espero que não tenhamos que esperar 3 anos pelo Distric 10 :P

    ResponderEliminar
  5. @Nasp
    Há muito que fica por explicar (e talvez seja melhor assim do que arranjar explicações "foleiras") - mas assim deixa o espaço para cada um imaginar os motivos. Porque razão vieram cá parar? Porque razão o seu planeta não os procurou durante 20 anos? Porque razão são todos "estúpidos" menos um? etc.

    @Marco
    Vamos lá ver... com o sucesso que tem tido não me surpreenderia ver um District "10" para breve, seguido de um District 11, District 12, 13... :)

    ResponderEliminar
  6. o formato documentario levou q eu axasse a 1ª hora do filme uma seca.
    Dps la pra meia hora final ja tem mais acçao e ja gosto mais.
    gostei do genero scifi, mas ainda assim estava à espera demais, com tt burburinho à volta do filme

    ResponderEliminar
  7. Para quem for à espera de um filme de acção "pura", o início poderá parecer seca...

    Mas o importante é que é um filme para "digerir", e não um daqueles que se sai do cinema com o cérebro "desligado". :)

    ResponderEliminar
  8. Essa de filme para digerir foi a melhor. É realmente isso e um grande filme surpresa.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails