quinta-feira, 4 de junho de 2009

Terminator Salvation

Finalmente chegou Terminator Salvation, o mais recente capítulo da saga Terminator iniciada em 1984 com James Cameron aos comandos.

Desta vez, é McG (Charlie's Angels, mas principalmente séries de TV - O.C., Chuck, Supernatural, etc.) que se senta na cadeira de realizador e nos traz Christian Bale e Sam Worthington. E o resultado é... melhor do que eu já esperava.

***SPOILER ALERT***
Neste filme, John Connor partilha o papel principal com Marcus - um personagem que é (oh, que surpresa!!! duhh... deduz-se isso logo desde o início. :P) um "terminator."

Tal como eu já previa... este filme encaixa perfeitamente no seguimento da série Terminator: The Sarah Connor Chronicles, embora - como seria de esperar - não tenha tido tempo para explorar as várias facções das máquinas, algumas das quais seriam aliadas dos humanos.

Aqui é tudo mantido de forma bem mais simples e linear sem a política cibernética filosófica da série, mas o essencial é que o filme continua a oferecer uma grande dose de entretenimento. Tem ainda um grande ponto positivo: não fala sobre viagens no tempo! Milagre! Ufa.

Para além disso, tem várias piscadelas de olho à tradição da saga Terminator, desde o "I'll be back" até ao "Come with me if you want to live" e - claro - o ressurgimento de um Arnold rejuvenescido umas décadas! :)
A estação de serviço onde se passa uma das cenas será também facilmente reconhecida por todos os que tenham visto os primeiros filmes da série... 

Conclusão... vale a pena ver, mas será quase inevitável que comparemos o "estilo gráfico" destes big robots com o próximo Transformers que chega no fim do mês.

15 comentários:

  1. Também gostei. Está bastante bom. Finalmente um Terminator sem viagens no tempo. O q me supreendeu, pq pelos trailers q tinha visto fiquei com a impressão q ia girar à volta disso. :)

    ***SPOILER ALERT***
    E é o primeiro desde o filme original (incluindo a série) q não inclui nenhum Terminator reprogramado para ajudar os humanos (há algo parecido, mas bastante diferente).

    Como pontos negativos, não adiantou nada para a história e pega novamente naquele cliché do comandante burro contra o qual o protagonista tem de de se rebelar. Até se poê a transmitir um sinal fortissimo a partir da sua base hiper-secreta, sem aparente necessidade para tal, o q leva á sua destruição.

    Por outro lado também há burrice na Skynet. Para quê usar o Kyle Reese para atrair o John Connor se bastava matá-lo para resolver a questão? Só faz sentido se a Skynet não soubesse q ele era pai do John Connor. Mas nesse caso também não saberia q o John iria tentar salvá-lo! :)

    DOES NOT COMPUTE
    DEVIDE BY ZERO
    ERROR! ERROR! ERROR!

    ResponderEliminar
  2. Claro que há falhas, mas temos que ver que a Skynet pode ter tido apanhados umas linhas de código da Microsoft (como a recente infecção do IE6 pelo Bing. :)

    ResponderEliminar
  3. Nelson, a skynet quer o Kyle Resse morto porque ele é enviado para o passado para proteger a Sarah Connor... por isso sim, deviam-no querer morto e bem rapidinho! Sem Sarah, não há John! :)

    ResponderEliminar
  4. depois de ouvir tantas críticas negativas, foi com agradavelmente surpreendido que saí da sala.
    Que o Christian Bale e bom actor já se sabia, empenhado nos papéis que faz, isso transparece no grande ecrã. O filme teve alguns pontos que me fizeram rir (e não por serem momentos cómicos), mas no geral é um bom filme que passa depressa.

    Não caíram no exagero das cenas ultra super rápidas em planos fechados que me deixam sem saber o que raio se está a passar.

    Pasme-se que nem adormeci (e tenho adormecido em filmes como os Piratas das Caraíbas, Indiana Jones, Transformers e demais filmes de acção)

    ResponderEliminar
  5. andas a trabalhar demais!

    aquelas cenas no helicóptero logo no início estão o máximo! :D

    ResponderEliminar
  6. Essas "cenas" do helicóptero no início estão "demais" porque é tudo feito num único plano - logo uma única cena! :)

    Espero que no making-of ou nos extras mostrem como fizeram aquilo.
    (Tipo a cena do carro no Children of Men. Ehehe)

    ResponderEliminar
  7. o making-of da cena do carro no Children of Men está demais! Já passou por aqui pelo blog não? Se não passou, está na altura de procurar e pôr aqui! ehehe :D

    ResponderEliminar
  8. naovouporai, o Kyle Reese é o pai do John Connor! Bastava à Skynet matar o Kyle e (em principio) resolvia o problema. Mas em vez disso, usou-o como isco. A Sarah até podia ter um filho de outro homem, mas se ela não tivesse sido perseguida por Terminators e não soubesse o futuro nunca teria preparado o seu filho para ser "o John Connor". O John existe e é como é por causa dos eventos do primeiro filme (e tudo o q veio a seguir). A Skynet podia facilmente ter interferido com isso matando o Kyle Reese mal teve essa hipótese.

    ResponderEliminar
  9. Já disseram muito, e tal como voçês também sai satisfeito...... mas e as cenas de acção, não as acharam repetidas de outros filmes ?.... não deixa de ser um bom filme.

    Com falhas a nivél de argumento e sobretudo de planeamento da propria estreia do filme...... sai numa semana com forte competição nos USA e depois para ajudar só 15 dias é que estreia na maioria dos restantes paises.

    ResponderEliminar
  10. Nasp, reparei que os robots estão bem mais agressivos neste filme. Com o volume certo (potente quanto baste) a violência com que os robots atacavam estava o máximo. Especialmente na primeira metade do filme :D

    ResponderEliminar
  11. As cenas de combate com o T-800 são um pouco repetidas... (e sem sentido, diga-se: bastava apertar a mao para esmagar o John Connor, mas eles continuam a divertir-se a atirá-lo para um lado e para o outro... não é a maneira mais eficiente para matar um humano. Mas... é a tradição, já vem desde o primeiro. :)

    ResponderEliminar
  12. Se os filmes fossem feitos de forma realista a franchise Terminator só teria tido um único filme e seria uma curta metragem de 5min.

    Achei muita piada à forma como o John Connor faz cair um dos TerminatorBikes e consegue depois seguir montado nela, como se a moto tivesse sido feita para ser conduzida por um humano.

    ResponderEliminar
  13. @André
    Foi para abrir o precedente para séculos mais tarde, noutra parte da Galáxia, a Starbuck conseguisse fazer o mesmo num Cylon Raider (Galactica).
    Ehehe.

    ResponderEliminar
  14. @Martins

    Nos primeiros filmes (1 e 2) os terminator não conseguem atirar a Sarah Connor ou o John Connor porque nunca lhes chegam a tocar.... só toca no Kyle Reese no primeiro filme, mas aqui ainda ninguém sabia que seria o pai do heroi.

    Agora Terminator com uma pistola na mão deveriam atirar sempre a matar e ai sim falhavam muito!!!

    ResponderEliminar
  15. @Nasp

    No primeiro nem havia John Connor! ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails