Inspirado pelo recente Star Trek do J.J.Abrams, não podia deixar de falar do filme que deu inicio a esta saga que agora chegou ao seu 11º filme: o primeiro Star Trek de Gene Roddenberry no cinema - Star Trek: The Motion Picture.
Realizado por Robert Wise - esse mesmo - o realizador que nos trouxe filmes como The Day the Earth Stood Still (1951), The Body Snatcher (1945), The Curse of the Cat People (1944), Run Silent Run Deep (1948), entre muitos outros; este Star Trek não foi muito consensual, sendo até apelidado por muitos de "Star Trek: The Motionless Picture".
Eu vou ter que confessar... eu vi este filme com 8 ou 9 anos... e... adorei!
(O meu pai, que já na altura tinha que gramar as minhas escolhas cinematográficas, passou o filme a dormir - tal como grande parte dos espectadores que lá estavam.) No entanto, eu fiquei maravilhado com a história mágica que se desenrolava no ecrã, uma nuvem estranha que destruía tudo à sua passagem, que toma a forma humana para interagir com a tripulação da Enterprise - e que depois se vem a descobrir a sua origem...
A história deste filme dava outro filme, e se tiverem tempo e curiosidade, é só darem um salto até aqui para se maravilharem (e horrorizarem) com as peripécias que foi fazer este filme, numa altura em que não havia computadores para poupar trabalho, e tudo tinha que ser construído - com custos quase astronómicos.
A modelo da doca espacial vista no filme custou $200,000 USD e os seus 56 paineis de néon necessitavam 176,000V para funcionarem. Até os intercomunicadores que eram usados nos close-ups custavam a módica quantia de $3,500 dólares cada um! Ouch! Pensem na quantidade de iPhones que podiam comprar com esse dinheiro. ;)
Conclusão: foi um filme que me marcou, e que "ficou" cá dentro para nunca mais esquecer.
domingo, 10 de maio de 2009
Filmes da Minha Vida - Star Trek
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Haaaa... o V'ger. :)
ResponderEliminarTambém adorei esse filme. Muito parado, mas a história é excelente.
É o filme da saga que mais adora pois ainda hoje me consegue fascinar ao vê-lo. Quando passou no TVCine e revi... xiii... que filmaço que é.
ResponderEliminarE adoro a história!
Eu tenho em DVD, mas confesso que achei o segundo (A IRA DE KHAN) mais afinado com as propostas originais de Roddenberry. Alias, como o novo STAR TREK 11, cujo único pecado para mim foi o exagero visual da sala de comando da Enterprise, muito desproporcional as origens simplificadas da série original da TV. Ademais, confesso que quando vi o primeiro, estava com a série original na cabeça, e por ser designer, fiquei chocado com o visual anos 80 dos personagens, roupas, etc... Nisto podemos dizer que George Lucas e seus Star Wars, com todo o intervalo de tempo e efeitos, conseguiu respeitar corretamente! De qq forma, o primeiro foi divertido, e vc realmente se impressiona com a tal "nuvem"...
ResponderEliminar