terça-feira, 5 de maio de 2009

Classicos - Road Movies

Há algum tempo que ando com vontade de vos falar de alguns filmes, que poderia enquadrar nos "Filmes da Minha Vida" - mas, para não vos estar a spammar, resolvi agrupá-los num único post, numa secção a que chamarei "Clássicos".

Não me refiro a filmes clássicos no sentido de serem filmes de qualidade irrepreensível, mas sim clássicos no sentido de serem filmes que me ficaram na memória, e que aconselho toda a gente a vê-los (e/ou revê-los.)

E hoje, trago-vos alguns road movies.



Duel, realizado pelo nosso bem conhecido Steven Spielberg, e escrito pelo não menos famoso Richard Matheson.
Neste filme de 1971, assistimos a um duelo - até às últimas consequências - entre um condutor de um automóvel e um camião.
Um conceito que foi original na altura e que foi reutilizado e adaptado inúmeras vezes nas décadas seguinte.
No entanto, é um filme que deve ser visto.





Em 1977, houve outro filme que fez sucesso, e que trouxe os camiões novamente para o grande ecrã: Smokey and the Bandit.
Com Burt Reynolds e Sally Field, foi o primeiro filme realizado por Hal Needham e que uns anos mais tarde nos traria os igualmente memoráveis The Cannonball Run 1 e 2 - conhecido no nosso país como: A Corrida Mais Louca do Mundo. (humm... estes também mereceriam um post :)

Neste filme, Burt Reynolds (the Bandit) que tem que entregar um carregamento de cerveja "pirata", enquanto é perseguido por um sheriff (Smokey) que faz todos os possíveis por lhe estragar os planos.
Como se pode imaginar, naquela época os efeitos especiais faziam-se à custa de muitas acrobacias e nódoas negras - ou não fosse o realizador, ele próprio, um duplo - e este filme não poupou nessas cenas, contendo cenas ainda hoje memoráveis, e que inspiraram muitos outros filmes e séries... como os famosos Os Três Duques - Dukes of Hazzard.





E para terminar este post... não podia deixar de mencionar: The Convoy (O Comboio dos Duros) de Sam Peckinpah.
Com Kris Kristofferson e Ali MacGraw, este filme é bem mais profundo e intrigante que os anteriores, e merece definitivamente o título de clássico. Quando um camionista é obrigado a lutar contra um sheriff abusivamente autoritário, dezenas de outros camionistas se juntam à luta, criando um enorme comboio de camiões em luta pela justiça.

3 comentários:

  1. Tchiii... já nem me lembrava desse! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu lembrei-me desse quando fui ver o Death Proof do Tarantino. Na 2ª parte do filme as gajas vão supostamente dar uma volta com um dos carros usados no Vanishing Point. Tratei logo de o arranjar na altura. :)

    Arranjei até o remake de 1997 com o Viggo Mortensen. É um "TV movie" sem metade do carisma do original.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails