terça-feira, 12 de maio de 2009

Babylon 5: The Lost Tales

Finalmente arranjei um tempinho para espreitar este Babylon 5: The Lost Tales.

Estes Lost Tales estavam previstos serem uma compilação de espsódios que não tinham sido integrados na série, mas o projecto ficou-se unicamente por um único DVD, com dois episódios, após o que Straczynski disse não ter mais intenções de continuar a série. Algo natural, considerando os projectos a que se tem dedicado mais recentemente (Silver Surfer,World War Z, Ninja Assassin.)

Estava ansioso por voltar a rever o ambiente a bordo de Babylon 5, mas o impacto inicial foi... fraco.
Mesmo para filme "directo para vídeo" as representações estavam bastante fracas, e - talvez pior que isso - bastante desiquilibradas. Há actores que fazem um trabalho razoável, servindo apenas para aumentar a estranheza quando vemos outros que estão lá simplesmente a ler as suas linhas.
Nesse aspecto, percebo porque J. Michael Straczynski tenha fugido disto a 7 pés!
(Mas, se culpa há a apontar... foi ele próprio que realizou este Lost Tales.)

As histórias em si, até estão relativamente interessantes:
[SPOILER WARNING - Se estão a pensar ver isto, fiquem-se por aqui!]

Na primeira, assistimos a uma mistura não muito comum: ficção científica e o sobrenatural.
A história começa com um padre a chegar a bordo da Babylon 5, e o pedido que lhe é feito não é nada habitual: que faça um exorcismo a um tripulante que está possuído por um demónio.

Há algumas considerações interessantes que são depois atirada para o ar - de os demónios estarem confinados à Terra, e que viagarem para o espaço usando pessoas como "meio de transporte" era a sua única hipótese de fuga.
Infelizmente, como disse anteriormente, a performance dos actores é muito inconstante e - no geral - bastante fraca, o que prejudica grandemente a história.



No segundo episódio, assistimos à viagem de Sheridan até à Babylon 5, dez anos após se ter tornado presidente - e até temos direito a umas palavras de homenagem a Andreas Katsulas (talvez mais conhecido como Embaixador G'Kar), que tinha morrido no ano anterior.

Sem saber como, vê-se colocado numa situação que é recorrentemente utilizada em vários filmes e séries: como reagir se nos dissessem que um adolescente "inocente" iria ser responsável por biliões de mortes no futuro? Que decisão tomariam se pudessem matar Hitler ou Gengis Khan enquanto eram adolescentes?
Não há surpresas, e o final é bastante previsível... com Sheridan a "resolver" o dilema como sempre fez durante toda a série.



Babylon 5: The Lost Tales... um conceito interessante, executado de forma muito fraca... mas que, para os fãs, será talvez a última oportunidade de ver alguns estes personagens que acompanhamos atentamente durante tanto tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails