Depois do Código Da Vinci, Ron Howard está de volta com mais um filme baseado num livro de Dan Brown, Angels & Demons.
Para quem (ainda) não souber, este livro precede o bem mais conhecido Código DaVinci, embora no filme existam algumas cenas para inverter essa ordem.
Desta vez, é o próprio Vaticano que chama o "especialista" Robert Langdon para os ajudar a resolver um situação difícil: o Papa morreu, e quatro cardeais foram raptados e serão assassinados a cada hora.
O filme centra-se na batalha da ciência vs religião, e desta vez está bastante simplificado (pelo menos para o espectador; no livro imagino que esteja tudo descrito de forma muito mais elaborada.) Basicamente, passamos o filme a seguir pistas relativamente fáceis... e sempre "em cima da hora" - algo que por momentos até nos faz pensar que isto parece um episódio do "24".
Mas, mais surpreendentemente é chegarmos ao fim do filme sem darmos conta que já passaram mais de 2h. Nesse aspecto, o filme funciona como um bom entretenimento, conjungando a parte científica e religiosa (ou pseudo-científica e pseudo-religiosa dos livros de Dan Brown, que mistura habilmente elementos verídicos com outros de caractér mais duvidoso) de forma bastante feliz.
Claro que o twist final é facilmente perceptível... e embora algumas questões fiquem explicadas (porque é que um assassino profissional não teria matado imediatamente ambos, sem pestanejar?) outras nem por isso:
O plano final seria qual então? Destruir o Vaticano e a Igreja católica? Salvá-la no último momento?
- nesse caso, o plano parece-me demasiado rebuscado... se é que seria possível planear tal coisa.
Mas pronto... foi uma sessão bem passada e recomenda-se a todos os que gostem de uma aventura sem grandes pausas para respirar.
terça-feira, 19 de maio de 2009
Angels and Demons
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário