Um dos efeitos mais marcantes no cinema (e sem me referir a efeitos especiais digitais) é sem dúvida o efeito "vertigo" conseguido através do movimento da câmara simultaneamente com a alteração do zoom da lente, para manter o tamanho constante dos objectos ou pessoas em foco.
Algo que é demonstrado no seguinte video.
Já todos devem ter experimentado mexer numa lente zoom, quer tenha sido numa máquina fotográfica ou de vídeo. Se estiverem imóveis, a lente zoom permite "aproximar" ou "afastar" o que queremos ver.
No entanto, este efeito vertigo (também conhecido por outros nomes, como dolly-zoom, Back Zoom Travelling, entre outros) usa simultaneamente o movimento da câmara (afastando-a) ao mesmo tempo que a lente zoom aproxima a imagem, mantendo o tamanho das pessoas no ponto de foco.
Embora as pessoas se mantenham do mesmo tamanho, a mudança da perspectiva faz com que pareça haver uma distorção do espaço - com o "fundo" da imagem a "aproximar-se" da câmara (ou vice-versa, dependendo do sentido em que é feito) - e transmitindo uma sensação de desorientação espacial.
O nome Vertigo deve-se ao facto deste efeito ter sido usado no famoso filme de Hitchcock com o mesmo nome.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Nos Bastidores - Vertigo Effect
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Hm, eu conheço como "track & zoom", e esse nem tá nos alternative names do wiki. Hm .. mas é um efeito muito fixe por acaso.
ResponderEliminarExcelente post!
ResponderEliminarNem me tinha apercebido bem que no Goodfellas era usado este efeito... Só mostra o quanto sublime é a realização do Scorcese! :D