Outra das coisas que eventualmente intrigará aqueles que se dão ao trabalho de assistir aos créditos finais de um filme, é um tal de Focus Puller.
Afinal, que é esta coisa de ter alguém encarregado de "puxar a focagem"?
Bem, o que se passa é que, na maioria das produções profissionais, não é prático ser o operador de câmara a manipular a focagem da câmara. Essas modernices do auto-focus não têm lugar nas produções cinematográficas: por muito avançado que seja o sistema de auto-focus, não adivinha qual a parte da imagem que queremos focar/desfocar, nem muito menos prever a entrada de alguém (ou um objecto) em cena, tendo a focagem previamente preparada para o efeito.
Daí que esse trabalho recaia sobre o 1º Assistente de Câmara, também conhecido como o tal "Focus Puller." Alguém encarregado de manter a focagem da câmara nos valores correctos à medida que uma cena é gravada. Considerando que manipular directamente o anel de focagem das lentes não é muito ergonómico, este assistente actua sobre um mecanismo chamado follow focus, um sistema mecânico que permite o ajuste do foco da lente através de um manípulo.
Normalmente, existe também um círculo que permite anotar posições pré-determinadas da focagem para uso na cena em questão. Essas posições são anotadas durante os ensaios, com o assistente a anotar a distância até aos actores/objectos em questão para que a filmagem decorra sem incidentes.
Tendo dito isto... voltem lá a activar o auto-focus nas vossas máquinas e tirem fotografias sem este tipo de preocupações. :)
Se acham piada a estas coisas que passam despercebidas à maioria das pessoas quando vêem um filme, não deixem de espreitar os restantes posts desta série "Nos Bastidores" (que por enquanto ainda são poucos - mas, no futuro irão sendo cada vez mais.)
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário