O mais recente filme de Alex Proyas (Darkcity, I Robot), com Nicolas Cage no papel principal: Knowing.
A história é simples: ao desenterrarem uma cápsula do tempo enterrada há 50 anos, contendo desenhos de estudantes daquela escola, um dos alunos recebe uma carta cheia de números.
Quando o seu pai analisa os números, descobre que a carta previa todos os grandes acidentes que ocorreram nas últimas décadas, incluindo três acidentes que iriam ocorrer nos próximos dias.
... o que achei do filme?
Divido o filme em duas partes.
Na parte inicial, o filme já me começava a chatear. Parecia ser um disaster-movie, em que o filme se arrastava apenas entre as já esperadas cenas de desastres - que são um regalo para os olhos; com a equipa de efeitos especiais a merecer os parabéns.
Nessa altura, fez-me recordar os velhinhos filmes como o Twister, em que o público apenas queria ir ver os efeitos especiais.
Mas depois, a certa altura o filme "muda de tom" e volta a pegar no enredo, que acaba por recordar uma das grandes obras de Proyas - o Darkcity - misturado com um piscar de olhos a Encontros Imediatos do Terceiro Grau, e até um bocadinho de Cocoon. (Dois filmes que já mencionei aqui, na secção filmes da minha vida.)
E, no geral, essa segunda parte acaba por compensar a primeira parte que viveu exclusivamente à custa dos efeitos especiais. Se bem que - talvez por perder tanto tempo no início - acabei por ficar com a sensação de que não se aprofundou o que realmente interessava, parecendo ser tudo "despachado" em passo de corrida, para atingir o final que já se esperava (e que só surpreenderá quem ainda não tiver visto os filmes que já mencionei.)
Mesmo assim, para quem não os tiver visto, acho que será uma boa "introdução" a este tema, sendo um tudo-em-um dos filmes acima citados.
domingo, 26 de abril de 2009
Knowing
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Quando houver DVDrip... veremos se se safou assim tão bem o Proyas.
ResponderEliminar