Finalmente foi dia, Watchmen de Zack Snyder chegou às nossas salas de cinema e não podia faltar à sua estreia.
Muito se tem falado sobre esta adaptação da mítica obra de banda desenhada de Alan Moore, desenhada por Dave Gibbons e colorida por John Higgins. Como habitualmente, cada um terá que decidir por si.
Pessoalmente... adorei este filme.
Talvez o facto de não ter visto a banda desenhada me tenha impedido de ficar "desiludido" - o que sei é que fiquei fascinado pelas quase 3h de filme, que passaram a voar entre a narrativa que conta a história excelente, e algumas sequências de acção fabulosas.
Para quem não ainda não sabe, Watchmen conta a história de um grupo de "super-heróis" vigilantes que estão "reformados", numa América que ganhou o Vietnam (graças à ajuda dos mesmos.)
Ponto central de tudo isto é o personagem Dr.Manhattan, o mais poderoso de todos eles - capaz de moldar a matéria com o seu pensamento e ver passado, presente e futuro tudo ao mesmo tempo.
Quando um deles é assassinado... bem, ide ver o filme ou comprar os livros. :)
Cada cena, é desnecessário dizê-lo, traz à memória enquadramentos da BD... e a banda sonora - excelente - foi uma autêntica viagem no tempo.
Ainda bem que a projecção no UCI decorreu sem incidentes e de forma impecável, com o som bem no ponto que se deseja para tornar a experiência cinematográfica naquilo que deve ser.
Interrogo-me que diferenças haverá ao ver o filme pela segunda vez... Imagino que hajam muitos pormenores que me obrigarão a nova visita ao cinema.
Por outro lado, estou também curioso para ver as 6h do Watchmen Motion Comic, e de seguida ler a obra original. :)
Se gostam de ficção e BD, não devem perder este Watchmen. Especialmente (digo eu) se não conhecem a obra.
Altamente aprovado e recomendado.
sexta-feira, 6 de março de 2009
Watchmen
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Eu, se vir uma segunda vez, vai ser para contar o número de vezes que aparece um certo senhor com um certo cartaz (dito assim, não spoilo ninguém)
ResponderEliminarGostei bastante do filme! :)
Desde que não seja para contar pilas azuis! Ehehe
ResponderEliminarCarlos... Watchmen estréia hoje aqui no Brasil. E como é feriado em minha cidade, estarei lá para vê-lo. E como vc tb não li a HQ, apesar de ser contemporâneo, foi logo depois de ter desistido de ler HQ´s em série [não suporto a frase "continua no próximo número"...]. Bem, tb não acho que seja uma necessidade: Eu tinha lido o original de BATMAN - CAVALEIRO DAS TREVAS, e o filme é outra coisa, e mesmo assim, ÓTIMO!... Eu lia HULK, e os dois filmes tb são ÓTIMOS [o primeiro é meio FAKE, ERIC BANA não convence! Mas...]. E o HOMEM DE FERRO, que eu sempre lia, adorando os GADGETS da armadura dele, tb foi diferente mas tb foi ÒTIMO. Destes todos, o X-MEN que era meu xodó, foi o único que decepcionou, justamente por ser tão fiel ao original. Enfim, vou lá e espero me divertir bastante!
ResponderEliminarCarlos... o filme merece mesmo o seu APROVADO e ALTAMENTE RECOMENDADO. Gostei muito!
ResponderEliminar@Rogério
ResponderEliminarAinda bem que gostaste. É filme para ir ver de novo para apanhar mais pormenores.
bem, com tanto elogio não posso perder isso. agendado para esta semana ;)
ResponderEliminarLá estaremos! :)
ResponderEliminaro filme é excepcional assim como a Graphic Novel. Já não via uma sequência inicial com tanta qualidade há algum tempo e a adaptação está excepcional, especialmente os personagens que parecem que "saltaram" directamente da BD para o grande ecrã. Só tive pena de alterarem um pouco o final mas, era compreensível e o resultado acaba por ser o mesmo. A banda sonora também está magnífica...uma experiência a repetir no grande ecrã, sem dúvida :)
ResponderEliminarAnita, voltei a repetir a experiência e estou contigo, aquela sequência inicial é mesmo espectacular! :D
ResponderEliminarVocês estão a dar-me "comichão"... Tenho que voltar a ver isto, enquanto a memória ainda está fresca. :)
ResponderEliminarcoça as sinapses, coça!
ResponderEliminarAdorei o filme e também estou com imensa vontade de o voltar a ver.
ResponderEliminarJá agora quais são as diferenças entre o final do filme e da novela gráfica?
@Rui,
ResponderEliminar*SPOILER WARNING*
Nos comics, aparece uma "lula" gigante supostamente extra-terrestre que destrói a cidade de Nova-Iorque (tendo sido no entanto criada por Ozymandias, com o mesmo propósito que o do filme.)
No filme, essa ameaça "extra-terrestre" desconhecida foi substituida pela "ameaça" do Dr.Manhattan.
Acho que ambos os finais têm os seus méritos. E para uma versão cinematográfica onde se teve que cortar bastantes coisas, o final escolhido - do Dr.Manhattan - acaba por ser mais lógico.
(O que não invalida recomendar a leitura da obra original :)
Já estou lembrado. Obrigado.
ResponderEliminarDe qualquer forma acho que ambos os finais estão bons.