segunda-feira, 2 de março de 2009

Fantasporto 2009 - Dia 13

Chega um pouco atrasado, mas mais vale tarde que nunca.

O último dia do Fantas trouxe-nos:

The Disappeared
Um filme interessante, sobre um jovem inconformado com o desaparecimento do seu irmão mais novo, que se pensa ter sido raptado.
Com um pouco de Sixth Sense à mistura, acaba por - mesmo assim - conseguir deixar-nos interrogados sobre o que se terá passado, até bem perto do final.


El Greco
Um filme sobre a vida do pintor grego Doménikos Theotokópoulos que se instalou em Espanha, conhecido como El Greco.
Interessante, para quem apreciar estes filmes históricos, mas sendo no entanto de conteúdo bastante "light". A sua origem, as suas paixões, a luta contra a inquisição.


Adam Resurrected
O mais recente filme de Paul Schrader - que esteve cá no Fantas, para receber o prémio carreira e apresentar pessoalmente o seu filme. Uma visão sobre um grupo de sobreviventes do holocausto nazi, centrada no personagem interpretado por Jeff Goldblum, Adam.
Não ponho em causa a qualidade do filme, apenas que - após tantos filmes - este estava no limite necessário para me ir prendendo a atenção, e pouco mais.



Sessão de Encerramento

E depois foi tempo para a sessão de encerramento, com os prémios a serem despachados de forma rápida, e com Wim Wenders a subir ao palco para receber também um prémio carreira.
Para além disso, outro momento alto foi novamente a presença da bela actriz espanhola Macarena Gómez (de Sexykiller) que consegue sempre dar "show" onde quer que esteja. Desta vez quase atirando um sapato a um júri. :)

E o grande vencedor (e surpresa) da noite foi:
Idiots and Angels de Bill Plympton.
Só não foi surpresa pois os resultados eram já conhecidos desde o início da tarde... mas dar o grande prémio a um filme de animação foi algo... diferente.
Eu gosto de Bill Plympton, mas sinceramente este não é o meu filme preferido dele.
Conta a história de um autêntico idiota a quem começam a crescer asas, que aos poucos lhe vão mudando a sua atitude para com as outras pessoas. Uma bem conseguida sátira à sociedade actual, mas que sinceramente não sei se seria a minha opção para vencedor do Fantas.

Para mim, o filme que destaco deste Fantas, é definitivamente: The Chaser.

Quanto a críticas... há coisas que espero que sejam melhoradas para a próxima edição do Fantasporto, que irá festejar os 30 anos do certame. A sessão de encerramento poderia muito bem aprender uns truques à Hollywood, nomeadamente a de passar uns clips sobre os filmes em concurso, mostrar os vencedores, etc.
Tornaria a sessão bem mais animada do que estar apenas em palco a despejar nomes (embora tal tenha sido feito de forma bem conseguida) em pleno silêncio... até uma suave música de fundo seria bem vinda, para "inundar" os momentos de pausa quando os convidados sobem ao palco, etc...

Bem... o que interessa é melhorar. Venha o Fantasporto 2010, e não se esqueçam de se tornarem Amigos do Fantas (mais sobre isto num post futuro.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails