domingo, 15 de fevereiro de 2009

Top 10 Filmes Sci-Fi dos 50s

Ninguém pode negar que os anos 50 foram alguns dos mais produtivos no que diz respeito a filmes de ficção-científica - tanto que, muitos deles tiveram honras de inúmeros remakes e/ou filmes inspirados por eles.

Segundo a revista Time, aqui ficam os 10 melhores

The Thing from Another World, 1951

Quem não se arrepiou ao ver este filme de uma nave despenhada no ártico, onde uma equipa reduzida se vai tornando... cada vez mais reduzida?


Red Planet Mars, 1952
Em plena Guerra Fria, a palavra "vermelho" tinha um peso bem diferente do que tem hoje. Este filme demonstra bem o estado de espírito de uma América que procurava combater a ameaça do comunismo.


The War of the Worlds, 1953
Ah, um clássico que dispensa apresentações... E capta a essência do livro de H.G.Wells - de forma bem superior ao remake de 2005 feito por Steven Spielberg,


It Came From Outer Space, 1953
O tema do controlo de corpo e mente é recorrente nesta década, e nesta história de Ray Bradbury somos novamente presenteados com uma nave extra-terrestre que chega à terra e extraterrestres que usam as pessoas como hospedeiros.


Them!, 1954
Ainda me lembro da primeira vez que vi este filme... Formigas gigantes? Como poderia esquecê-las? Depois de anos a apregoar que a radioactividade era "boa" para a saúde, começavam-se a reconhecer os efeitos nocivos e as mutações causadas - que aqui foram exploradas de forma exemplar, transformando um dos mais "insignificantes" insectos em poderosos inimigos capazes de extinguir a raça humana.

Gojira, 1954
Godzilla, King of the Monsters!, 1956
Godzilla... um nome que se tem mantido presente nos cinemas ao longo de todas estas décadas (com mais de 25 filmes) e que não dá sinal de abrandar. Quem poderia imaginar que este monstro se tornaria numa das criaturas mais adoradas na história do cinema?


Plan 9 From Outer Space, 1956
Considerado como um dos piores filmes de sempre (ou mesmo *o* pior) este inesquecível filme é a prova de que a paixão de fazer cinema por vezes se sobrepõe e sumplementa qualquer requerimento mínimo de "qualidade". Ed Wood no seu "melhor".


Invasion of the Body Snatchers, 1956

Lembram-se de vos ter falado da paranóia do controlo mental que tanto preocupava a América na década de 50? Pois bem, aqui está uma das obras que melhor demonstra esse estado de espírito. Com extra-terrestres que se apoderavam dos inocentes... o "inimigo" estava entre nós e podia ser quem menos esperávamos...
Nunca tanta gente desejou sofrer de insónias... pois adormecer era algo... indesejável.
(E mais um remake que não satisfez tanto como o original.)


Earth vs. the Flying Saucers, 1956
Uma demonstração das capacidades técnicas das produções de cinema nos 50's. Com efeitos especiais de alto gabarito a cargo de Ray Harryhausen que ainda hoje é capaz de ensinar uns truques a quem faz tudo de forma bem mais simples com potentes computadores e imagens digitais.


The Incredible Shrinking Man, 1957
Mais um filme que certamente trará boas recordações a todos que o viram.
Um homem destinado a ficar cada vez mais pequeno e passando por inúmeras aventuras a diferentes escalas. Desde a batalha com um gato, com a célebre tarântula, e rumo a um universo infinitesimal que nos faz sair deste filme com inúmeros sonhos e pensamentos.


Na minha opinião, falta aqui um filme fabuloso (um dos meus preferidos) de 1951 - que é, obviamente:
The Day the Earth Stood Still, 1951

Este filme merece destaque. :)

1 comentário:

  1. Acho que se não deve ser tão complacente ou paternalista assim com o que fazia o Ed Wood "pela vontade de fazer cinema", quando não tinha NADA, nem mesmo uma trama decente para oferecer. Revi "The Day the Earth Stood Still" e me pareceu envelhecido, ingênuo demais hoje. Acrescentaria à lista "Invaders from Mars", de William Cameron Menzies (1953), mas os mais notáveis são mesmo "The Incredible Shrinking Man", obra-prima do Jack Arnold, e o original "Invasion of the Body Snatchers" de Don Siegel.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails