quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cinemas Gulag chegam a Portugal

Eu nem queria acreditar quando me contaram... mas parece que infelizmente esta triste situação chegou ao nosso pequeno país.
Que acham se, ao irem ver um filme, tivessem que ser revistados e deixar os vossos telemóveis ao cuidado de sabe-se-lá-quem?

Parece-vos razoável?

Talvez, se fosse uma estreia mundial ou um pré-visionamento de um antecipado mega-sucesso. Mas... fazer isso para um filme (Doubt) que já estreou à meses lá fora, e que - quem quiser - já pode sacar da internet a seu bel prazer?

Dou-me feliz por ter um iPhone (estão a ver como o facto de não gravar vídeo é uma vantagem? Eu disse-vos! :P) e supostamente, imagino eu, poderia entrar com ele - mas de qualquer forma recusar-me-ia a submeter a estas condições draconianas para ver um filme que poderei ver, numa questão de semanas, com toda a qualidade da alta-definição em casa sem nenhuma chatice!

Sem nenhuma chatice, vírgula... já que continuamos a ter que gramar com publicidade indesejada e avisos do FBI e sei lá quem mais, sempre que queremos ver o filme que *compramos* e que supostamente deveria ser nosso!

É que, se a paciência já tem sido pouca para ir ao cinema e ver filmes com imagem desfocada, telas sujas, som pseudo-estéreo-monofónico, chão peganhento e cadeiras em que temos que nos sentar com um fato anti-guerra biológica; estas novas medidas "inteligentes" podem ser muito bem a gota de água que me falta para abandonar de uma vez por todas estes cinemas comerciais.

Posso ter que gastar mais dinheiro do que gastaria em bilhetes durante uma década... mas fico mais satisfeito em meter um projector FullHD e uma tela de 150" em casa e arrumar o assunto de uma vez por todas!

... e depois admiram-se e queixam-se que cada vez menos gente vá aos cinemas...


P.S. E isto torna-se ainda mais ridículo quando sabemos que todas estas medidas são completamente ineficazes! Justifica chatear centenas ou milhares de pessoas, com a desculpa que uma delas possa eventualmente ser um "pirata"?

7 comentários:

  1. não fotografarás, não filmarás, não escreverás nada sobre "A Dúvida"!!! Herege!!! Queres ir contra as regras desse gigante que é a indústria cinematográfica e todos os interesseiros chupistas que se colaram a eles para sugarem o dinheiro aos fãs de cinema?? Hmmm??? Quem és tu afinal? ;D

    ResponderEliminar
  2. Eu só fico admirado por te terem deixado estar de olhos abertos ontem no teatro! Já viste a falha de segurança que é??? Agora vais poder contar a toda gente!

    ResponderEliminar
  3. lá também não podes fotografar e filmar, mas não me tiraram o meu querido telemóvel, olha-me este... ;D

    ResponderEliminar
  4. Onde foi isto? E quem era que revistava?

    Ninguém não autorizado pode revistar ninguém. E podes sempre exigir a presença da PSP.

    Também ninguém te pode obrigar a deixar o telemóvel à porta com pessoas que desconheces. Para tal teriam de te dar um documento de entrega e/ou uma garantia bancária. É que aqui não basta entregar-te o telemóvel, há que garantir que ninguém mexeu nele, viu as tuas mensagens pessoais ou o seu interior.

    Sem garantirem essas condições os cinemas não podem legalmente impedir ninguém de entrar com o telefone, e podes chamar a PSP para garantir a tua liberdade garantida pela Constituição Portuguesa num espaço que é de uso público, e a única condição de acesso é a compra de um bilhete.

    ResponderEliminar
  5. Parece que este procedimento foi indicado nos convites, pelo que as pessoas já sabiam ao que se iam sujeitar - e só ia quem quisesse.

    De qualquer maneira, acho abusivo - ainda para mais considerando o filme que era, que já estreou noutros países, e já circula pela internet em versões piratadas.

    ResponderEliminar
  6. Isto está a chegar a um ponto que quanto mais querem impedir mais "obrigam" as pessoas a aderir à pirataria... os bilhetes cada vez estão mais caros (e os ordenados sempre na mesma) fazendo com que seja quase um luxo ir ao cinema nos dias que correm e depois é este tipo de tratamento que nos fazem? Nós somos os clientes, não somos nenhuns criminosos que vamos de borla ao cinema para fazer porcaria!

    O que mais me fascina neste medo todo das gravações piratas de "alta qualidade" que possamos fazer com os nossos telemoveis é o "historial" existente em Portugal de filmes gravados nas nossas salas de cinema e que andam ai a ser vendidos... mas esta gente anda parva? não têm dois dedos de testa para saber que tudo o que se vende cá vem de fora? ou pensam que todos os dvds piratas que se vendem são feitos a partir de gravações nas "optimas" salas nacionais? A estupidez a que chegam certas pessoas nunca deixa de me surpreender...

    Desculpa o desabafo tão grande mas isto revolta-me... e faz-me lembrar porque é que dantes ia ver 2 filmes por semana e neste momento vou ver 2 filmes por ano... PQP a todos!

    ResponderEliminar
  7. Eu, por acaso, desde a palhaçada da polémica que houve com o cartão ZON... o resultado foi não ter ido ao cinema desde então!

    E sinceramente, com todas estas situações, começo a ter cada vez menos vontade de lá ir deixar os meus euros, que bem me custam a ganhar...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails