sábado, 21 de fevereiro de 2009

Che

Ok, começo por admitir que não estou minimamente informado sobre a história de Cuba para saber se isto é uma representação fiel... Aliás, eu nem sabia que Che era um filme em duas partes, tendo por isso sentido-me um pouco "enganado" quando levo com um final "a meio da história" - ficando por ver a parte que mais curiosidade me causava.

Ao que parece Steven Soderbergh separou a história em dois capítulos: a ascenção e a queda de Ernesto Che Guevara, interpretado por um Benicio Del Toro perfeitamente à vontade no seu papel.

Neste primeira parte, foca-se o início da revolução em Cuba, desde o momento em que o "núcleo dura" se encontra até à chegada a Havana, uma narrativa frequentemente interposta com a visita de Che aos EUA e posterior discurso na sede da ONU alguns anos mais tarde.
No entanto, não esperem um grande filme de "guerra"... as cenas de acção são "contidas" e raramente violentas... parecendo mais um filme de "propaganda" à sua causa.
(Novamente, relembro que não estou praqui a criticar quaisquer ideologias políticas ou partidárias - há sempre os dois lados da coisa: aqueles a favor e aqueles contra. :P

Por isso, acho que o preferível é esperar até ver a 2ª parte do filme, para ver que tal está no conjunto. Assim sendo, o principal sentimento é o de ter sido enganado e ter visto meio-filme.

De qualquer forma, recomendo-o a todos aqueles que se interessem por bio-pics, ou pelos acontecimentos da década de 50/60.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails