sexta-feira, 25 de julho de 2008

The Dark Knight

E ontem - finalmente - lá fui eu ver a última obra de Christopher Nolan e do seu homem-morcego: The Dark Knight

O filme tem recolhido elogios por onde quer que passa, tendo entrado quase directamente para o topo da lista dos melhores filmes do IMDB.

Portanto, a expectativa era muita  - e ampliada pelo facto de contar com a participação do falecido Heath Ledger, que ajudou a criar a aura de misticismo em torno deste filme e do seu personagem: o Joker.

No entanto, ao contrário do que aconteceu com muita gente, o filme não foi suficiente para me surpreender.

Não me interpretem mal: o filme está excelente. Mas não acho que seja tão excelente que mereça estar no top 10 dos melhores filmes de sempre (quanto mais no 1º lugar.)
É um bom filme de super-heróis e nada mais.
Nem consigo dizer sequer se será o melhor batman de sempre...
Mesmo o Joker, embora num registo fabuloso, é tão diferente do Joker de Nicholson, que não permite comparações directas - estando ambos bem, cada um na sua forma diferente de interpretação.

Já Bale, como Batman, acho que perdeu um bocado por... falar demais. Entra em tantos diálogos que por vezes até parece que já está farto de fazer aquela voz. Nesse aspecto, Heath Ledger está melhor - estando sempre à vontade no seu papel de anarquista da loucura.

Quanto a Harvey Dent, outro dos protagonistas, está bastante bem conseguido... mas falhando depois no momento da transição.
Não me pareceu muito credível a facilidade com que o "White Knight" se passou para o "lado negro."
Já para não falar em coisas que ficam por explicar, como o acidente quando ele dispara sobre o motorista e do qual nem se sabe como ele escapou... mas isso são pormenores.

Assim, o filme acaba por ser um bom filme, que fica bem ao lado do Batman original e the Batman Begins, mas que me parece ser exagerado dizer que é o "melhor filme" de sempre.

Talvez tivesse sido melhor se o filme tivesse estreado por cá na semana passada, para o poder ter visto antes de se ter criado tanto "buzz" e tantas expectativas em seu redor...

7 comentários:

  1. Estreou mais tarde porque nós por cá temos a mania de ser xicos-espertos e fazer as estreias acontecer à Quinta-feira... como teriamos de estrear um dia antes não tivemos direito a nada. E lá esperamos mais uma semana.

    Para que serve afinal estrear á Quinta? Até as publicações culturais lançam as suas edições culturais nas Sextas e a TV (SIC e TVI) faz os magazines na madrugada de Quinta para Sexta...

    ResponderEliminar
  2. Isso não serve de desculpa, estreou uma semana antes em montes de países.

    Quanto à questão das estreias à 5ª, é interessante, mas acho que foi para sincronizarem com as estreias nos EUA. Ainda sou do tempo que as estreias eram à sexta. (e noutros dias também, se calhar, que já estou velho para me lembrar desses pormenores.)

    ResponderEliminar
  3. fui ver ontem e gostei muito. é como dizes, um grande filme de superheróis, o joker está 'assustador' e o heath fez um grande grande papel. não se podem fazer comparações de interpretações tão diferentes como a de nicholson e ledger. talvez seja um dos grandes filmes do ano, mas não de sempre :)

    ResponderEliminar
  4. Também gostava de ter visto o filme antes da Hype toda..

    Concordo que obviamente não é o melhor filme de sempre.

    ResponderEliminar
  5. Ora bem, depois de saboreado o filme meti mãos ao serviço e fiz a minha review.

    No entanto a minha abordagem tenta contextualizar Batman completamente.
    Atenção que o artigo é extenso e teve de ser divido em dois...

    Batman "The Dark Knight", a review -parte 1



    Batman "The Dark Knight", a review -parte 2


    É pena que não gostem de aparecer e comentar os meus artigos mas deixo-vos o pedido de apreciação.

    ResponderEliminar
  6. Eu aparecer apareço.
    Comentar é que nem tanto... :)

    Especialmente nestas últimas semanas onde estive a preparar artigos para todos os blogs para agendar durante as semanas de férias. Uii que nem dá tempo pra respirar.

    ResponderEliminar
  7. Grande filme! Mas o Heath Ledger rouba metade do espectáculo!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails