Em The Chronicles of Narnia: Prince Caspian, novamente somos atraídos para o fantástico mundo criado por C.S.Lewis. Arrisco-me a dizer que é um daqueles filmes que nos faz esquecer a idade e que nos faz relembrar os mundos "virtuais" do faz-de-conta tão populares nas crianças (se bem que actualmente esses mundos estejam a ser substituidos pelas playstations e tal, mas isso é outro assunto.)
Prince Caspian passa-se 1300 anos após o filme anterior (The Lion, the Witch and the Wardrobe) - no tempo de Narnia - o que equivale a um ano no mundo "real." E quando as crianças regressam, descobrem um mundo bem diferente do que tinham deixado.
Mais uma vez, existem algumas(bastantes?) semelhanças entre esta obra de C.S. Lewis e os livros de Tolkien, mas é algo que não é assim tão estranho de perceber, considerando que ambos eram bastante amigos e frequentemente trocavam ideias entre si. Mas se Tolkien é excepcional a criar um mundo pormenorizado e sombrio, já Lewis merece o destaque por conseguir fazê-lo de uma forma bastante mais "leve" e de fácil digestão por miúdos e adultos.
Começa também a abordar o tema da transição das "crianças" para "adultos", algo que acabou por ser até controverso e polémico nestas (e outras) obras de Lewis.
Este "Narnia" é um épico que se vê rapidamente, e que abre caminho às adaptações dos restantes livros da série. Dois já estão feitos, faltam os outros cinco. :)
sexta-feira, 18 de julho de 2008
The Chronicles of Narnia: Prince Caspian
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário