sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Alien Vs Predator: Requiem

E como não podia deixar de ser, lá fui eu ver os meus queridos bichinhos.

Tendo saído bastante decepcionado do anterior AvP, não posso dizer que esperasse muito melhor deste. Aliás, tirando os dois primeiros filmes do Alien, e o primeiro filme do Predator, nenhum dos seguintes me surpreendeu.

Mas que se há-de fazer? Tem que se dar sempre uma hipótese para ver se fazem melhor...

E neste caso, mesmo com umas inconsistências que nos fazem perguntar onde estão as cenas cortadas, gostei mais deste filme que do AvP anterior.
Por um lado, nota-se a uma tentativa de honrar os "originais": com parte da acção a decorrer numa floresta típica do Predator original, e até umas ténues tentativas de fazer relembrar os claustrofóbicos corredores alien de Aliens. Tudo de forma muito superficial, claro - que o filme não está para se dar ao trabalho de explicar seja o que for. E ficamos a saber que afinal os novos aliens se reproduzem mais depressa que coelhos - relegando a figura da clássica "Alien-mãe" para... para nada?
Depois, mais uma pitada de pseudo-filme teen com as personagens habituais, o moço, a moça, o Xerife, etc. e ficamos com o resultado que se pode ver.

Recomendado a fãs do género, mas espero que saia uma versão "extendida" que explique tudo o que fica por explicar.

Consenso final: sai-se do cinema com vontade de ver o primeiro Alien para reviver os momentos de terror, o Aliens para ver a Ripley a vingar-se, e o Predator para ver o governador da califórnia no seu ambiente ideal. :)

5 comentários:

  1. Ora ai está... Foi exactamente o que me passou pela cabeça. ONDE RAIO ESTÁ A RAINHA PARA SE REPRODUZIREM???

    Mas este gajo era meio PREDADOR, pode ser que os gajos não requeiram outro sexo.

    Mas surge a pergunta... Os aliens que sempre foram aliens nascem de diversas criaturas como humanos (ver todos os filmes da série) e de animais (ver Alien 3) e no entanto mantem sempre o aspecto original. Mas ao nascerem do Predador alteraram-se??? Porreiro pá, porreiro.

    No global até gostei... Era melhor que o primeiro e via-se bastante bem. Nota positiva!

    ResponderEliminar
  2. Sim, é essa a única explicação, o "predalien" ter um método reprodutivo diferente.

    Quanto ao aspecto "original" que falas, tratam-se sempre de aliens relativos a humanos. Só no Alien 3 (se não estou em erro) é que aparece pela primeira vez um alien canídeo, que nasceu de um cão e introduz o conceito de eles adoptarem a morfologia do hospedeiro - portanto isso explica o Predalien.

    ResponderEliminar
  3. exacto, era o que eu ia dizer ao Mário, no Alien 3 o que nasce da barriga do cão saí canAlien! ;D

    ResponderEliminar
  4. Então vou ter de ver o Alien 3 outra vez. Tal como disse quando vi o AVPR, não me lembro de o Alien ter saído a ladrar quando nasceu dentro do cão...

    Gostei mais do AVP... q já não foi nada de espectacular, mas sempre era bem mais claustrofóbico do que este.

    A ideia de meia-dúzia de aliens á solta numa cidade dava para fazer um filme de terror tão fixe... mas quiseram fazer disto um filme de acção (e tendo lá o Predador tb era difícil outra coisa).

    PS: Aquela relação entre o xerife e o gajo q ele foi buscar à estação das camionetas (e q andou sempre com ele a partir daí) não vos fez lembrar o Planet Terror? Até pq ficou por explicar quem era o gajo! :D

    ResponderEliminar
  5. Um google rápido deu-me estes links:

    http://www.spawn.com/toys/product.aspx?product=1601

    e também aparece uma maquete do "dog alien" neste, embora esteja de pé e não na pose que se pareça mais com o "jeco":
    http://www.starstore.com/acatalog/Starstore_Catalogue_ALIEN_MOVIE_COLLECTIBLES_BY_SIDESHOW_7595.html

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails