Vi ontem o mais recente filme de Werner Herzog, Rescue Dawn.
É um filme que vos aconselho a ver, particularmente por se basear numa estória verídica que, como tantas outras, retrata um daqueles casos de vida que merece ser contado.
No entanto, isto não seria uma crítica, sem críticas.
Houve algumas coisas que me irritaram profundamente no filme. Para começar, as cenas de tortura (que também não são tantas como isso) não impressionam ninguém... são tratadas como se aquilo não custasse nada. Talvez tenha sido essa a intenção, mas parecem mostrar aquilo como um campo de férias...
Nesse aspecto Christian Bale "falha" nalguns pontos, sendo sempre um "super-homem" pronto a superar tudo sem qualquer problema, e rindo-se na face do perigo.
(Aqui, admito que seja mesmo esse o seu papel, e que tenha sido graças a isso que o verdadeiro Dieter Dangler tenha conseguido escapar - mas no entanto, fica sempre uma sensação uma bocado estranha nalgumas situações)
Já Steve Zahn, num registo impressionante (quem pensaria que este mesmo actor nos faz rir a torto e a direito noutros filmes) demonstra excepcionalmente um homem quebrado pelo cativeiro e pela fome. Vale a pena ver o filme, nem que fosse só por ele.
No entanto, o filme acaba por funcionar relativamente bem. Tirando aqueles pontos "menos bons" que referi, o filme retrata bem a "realidade" da guerra, onde as pessoas são apenas pessoas. E conseguindo manter um clima de ansiedade e até um certo desespero (no bom sentido), durante grande parte do filme.
Um retrato que se pode dizer fiel no que respeita aos prisioneiros de guerra, para quem estiver farto das visões Hollywoodescas protagonizadas por Chuck Norris em Desaparecido em Combate.
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Rescue Dawn
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário