sábado, 12 de março de 2011

Inside Job

Nem de propósito, estava eu no outro dia a perguntar-me porque razão não está Wall Street na cadeia (referindo-me aos grandes responsáveis pela "crise"), e eis que me surge este Inside Job para ver.

Embora seja narrado por Matt Damon, não esperem um filme de acção... trata-se simplesmente de um documentário que pretende revelar as causas que nos levaram à gigantesca palhaçada financeira que arrastou o Mundo inteiro para a crise que estamos a sentir.

É uma obra que recomendo a todos, e que de certa forma nos dá "volta à barriga" quase à semelhança do polémico A Serbian Film. É  vergonhoso assistirmos a estas situações, manipuladas por uma mão cheia de "notáveis" gestores de gigantescas instituições financeiras - alguns recebendo bónus anuais na ordem dos 500 milhões(!) de dólares - e que defraudaram e se aproveitaram do sistema, impossibilitando toda e qualquer medida que os impedisse de ter os seus astronómicos lucros fáceis e imediatos. Chegando ao ponto de recomendar produtos que sabiam ser "maus" aos seus clientes, e depois apostarem contra eles nos bastidores.

Vemos também a palhaçada das agências de ratings, que depois de terem metido a água que meteram, simplesmente se desculpam dizendo que as suas avaliações são apenas "opiniões" que não deveriam servir de base para nada! (E no entanto, essas mesmas agências de rating continuam a manipular as avaliações que ainda hoje servem de base para nos "chularem" nos empréstimos feitos a Portugal!)

Mais incrível ainda, é vermos que todos estes grandes tubarões passaram ilesos pela "crise" - isto é, ainda lucraram imensamente graças a ela! - e que hoje continuam a ocupar cargos de poder que lhes permitem manter os seus "esquemas" e impossibilitar qualquer tentativa de regulação estatal.

Vergonhoso! E assim se vê que realmente são os cifrões que mandam no mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails